Até o início de agosto deste ano, o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) em Roraima já recebeu do Disque 180, que é a Central de Atendimento à Mulher, 51 solicitações de denúncias de violências domésticas contra a mulher; dessas, cerca de 70% é relativo à violência física, seguida da violência psicológica. O número de agressões ao público feminino aumenta a cada ano em todo País.
Do total de relatos de violência no Brasil em 2016, 50,94% (1.892 casos) foram encaminhados para autoridades policiais e Ministério Público, a pedido das denunciantes. Segundo a Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência, os números são uma demonstração de que as mulheres a cada dia perdem o medo de denunciar.
De acordo com o levantamento feito pela Secretaria, 51,18% (1.901) dos registros em 2016 correspondem a violência física; 28,43% (1.056), a violência psicológica; 7,51% (279), a cárcere privado; 7,16% (266), a violência moral; 3,34% (124), a violência sexual; 2,29% (85), a violência patrimonial; e 0,08% (3), a tráfico de pessoas.
Para combater esta violência, Roraima conta com uma Delegacia de Polícia Civil especializada no atendimento à mulher, e a Polícia Militar possui o serviço Atendimento Múltiplo Especial (AME), que atualmente é um pelotão da Companhia Independente de Policiamento Comunitário (CIPCom). Os policiais fazem o atendimento especializado às mulheres vítimas de violência, crianças e idosos.
A Secretaria de Comunicação do Governo do Estado informa o disque 180 é de responsabilidade do Ministério da Justiça, que por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres buscou parcerias junto às representações das Secretarias de Segurança Pública estaduais.
Em Roraima, os dados são concentrados no Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS). Todas as emergências de segurança são enviadas para o Centro, inclusive o Disque Denúncia 181, que cai em uma Central única e depois é enviado para a Polícia Civil. O Disque 180 também está no fluxo do Disque Denúncia que foi implantado.
Ligue 180 – A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 é um serviço de utilidade pública gratuito e confidencial, oferecido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. O atendimento é oferecido 24 horas por dia, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados. (AJ)