Com a chegada da Semana Santa, a Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Serabes) está distribuindo peixe tambaqui para as famílias em vulnerabilidade social do estado. Desde sábado (23) a região Sul está recebendo o pescado e nesta semana, as famílias dos demais municípios serão atendidos.
A ação faz parte do programa social, nutricional e de segurança alimentar do Executivo estadual. Segundo a Secretaria, são 100 toneladas de tambaqui para distribuição entre 34 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, com faixa de renda per capita na linha da pobreza e baixa renda, nesse período religioso.
A distribuição iniciou ontem contemplando as famílias dos municípios de Caroebe, São João da Baliza, São Luiz e Rorainópolis. Neste domingo (24), recebem os que moram em Caracaraí, Iracema e Mucajaí. De 25 a 27 de março, serão atendidas as famílias de Normandia, Bonfim, Cantá, Amajari, Alto Alegre, Pacaraima e Uiramutã. Na capital, Boa Vista, a distribuição acontecerá durante todo o dia 28, quinta-feira (programação completa ao final da matéria).
Tradição
A titular da Setrabes, Tânia Soares, comentou que a Semana Santa é um período importante para muitas comunidades, e o consumo de peixe é uma tradição cultural e religiosa. A entrega de pescado garante que esse costume seja mantido, ao mesmo tempo em que garante direito à alimentação saudável para um número maior de famílias em 2024.
“Com o empenho de nossa equipe Setrabes e de outros parceiros institucionais conseguimos cumprir nossa meta de identificar as famílias carentes que terão seu pescado na Semana Santa. Esse esforço conjunto vai garantir que as famílias tenham acesso ao peixe de qualidade durante esse período especial”, afirmou.
Para atender a ação, segundo o Governo de Roraima, está sendo investido R$ 1.013.000,00, proveniente de recursos do Tesouro Estadual que fazem parte do orçamento da Setrabes.