Cotidiano

Distribuidora é interditada por vender produtos vencidos

Vigilância Sanitária Municipal afirmou que funcionários estavam embalando produtos com data vencida para serem vendidos

Comprar produtos é um hábito do cotidiano de qualquer cidade. Em decorrência das constantes reclamações por parte da população, por conta da comercialização de produtos vencidos, a Vigilância Sanitária Municipal tem realizado uma série de ações como uma tentativa de minimizar ou acabar com esse problema.

Por conta disso, uma empresa de distribuição de alimentos foi fechada na manhã de sexta-feira, 28, na zona Oeste da cidade. De acordo com informações obtidas pela Folha, o motivo se deu por conta do fracionamento de alimentos. Além disso, funcionários do estabelecimento estavam embalando novamente produtos com a data de validade expirada. “Os responsáveis afrontaram a legislação sanitária e a que trata da relação de consumo, de acordo com a lei nº 8.137/90, art. 7º”, informou a prefeitura.

Segundo o órgão, salgados de suíno para feijoada, afiambrado (carne preparada à maneira de presunto), charque, linguiça e queijo, são alguns dos produtos que estavam sendo comercializados. “Quando isso acontece, as propriedades sensoriais e nutricionais são alteradas. É um risco à saúde do consumidor”, informou.

Em nota, a Prefeitura de Boa Vista esclareceu que os alimentos apreendidos serão inutilizados. “Por se tratar de grande quantidade, o estabelecimento ficou como fiel depositário até que a logística seja planejada para viabilizar a inutilização. O estabelecimento foi autuado e interditado”, frisou.

A prefeitura informou ainda, que “a Vigilância Sanitária faz seu papel institucional, coibindo esse tipo de abuso, evitando que o consumidor, que não tem como observar certas situações e setores dos estabelecimentos, fique à mercê das consequências ocorridas dessas infrações cometidas”. (B.B)