O Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional) divulgou nesta terça-feira (21) o resultado definitivo do concurso público para contratar 1 mil professores indígenas.
Os candidatos aprovados podem fazer a consulta individualmente no site da banca, www.idecan.org.br, inserindo o número do CPF. Em uma próxima fase, o Idecan irá publicar o resultado geral e encaminhá-lo à Seed (Secretaria de Educação e Desporto) para as providências legais.
“Após recebermos o resultado geral, encaminharemos para a Secretaria de Administração (Segad), e aí será dada por encerrada a fase do concurso e iniciaremos então procedimentos necessários para consulta de datas previstas para chamamento de posse”, explicou Semaias Alexandre Silva, presidente da comissão do concurso.
O certame ofertou vagas imediatas e cadastro de reserva para os cargos de nível Médio e Superior, com salários entre R$ 3.004,80 e R$ 3.782,94, e jornada de trabalho de 30 horas semanais. As provas objetivas foram realizadas em março passado e o concurso contou com 2.707 candidatos inscritos.
“Estamos na expectativa de termos um resultado que possa realmente suprir às necessidades, que tenhamos professores efetivos formados, habilitados e qualificados para trabalhar na Educação Indígena”, ressaltou Semaias.
Atualmente, a rede estadual de ensino conta com 1.760 professores indígenas, sendo 345 efetivos e 1.415 temporários. Segundo o Censo Escolar da Educação Básica 2021, a rede estadual possui 226 escolas indígenas e 17.279 estudantes matriculados.