O estoque de sangue do Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima (Hemoraima) está em estado crítico para todos os tipos sanguíneos. Para conseguir atender as demandas das unidades de saúde do Estado, o número de doações precisa aumentar.
Segundo a gerente do Núcleo de Captação do Hemoraima, Juliane Uchôa, antes do período da pandemia, os profissionais coletavam uma media de 50 bolsas de sangue diariamente, mas agora a doação não chega a atingir 30 bolsas.
“As doações diminuíram bastante nesse momento de pandemia, porque muitas pessoas ficam receosas de ir fazer a doação, mas o Hemoraima está adotando todas as medidas de segurança cabíveis para receber demais doadores”, explicou Juliana.
Os doadores podem comparecer a unidade localizada na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima), das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h, para fazer doação espontânea ou agendar atendimento. Mais informações podem ser obtidas através do número: 98404-9594
PARA DOAR – Para doar sangue a pessoa deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses. Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal, bem como cópia da carteira de identidade.
É necessário ter mais de 50 quilos, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original, com foto:
– RG (Registro Geral);
– CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou
– Carteira de Trabalho.