Cotidiano

Doadores de sangue são convocados para restabelecer estoque do Hemocentro

Uma medida adotada para garantir a doação de sangue é abertura da unidade neste sábado para reposição de estoque

O Hemocentro de Roraima (Hemoraima) está convocando doadores dos tipos O+, O-, A- e B- para a reposição de estoque. Os doadores devem comparecer à instituição, localizada na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, bairro Aparecida, ao lado do Hospital Geral de Roraima (HGR).

Segundo o coordenador de Captação do Hemocentro, Johnny Melo, os únicos fatores sanguíneos disponíveis atualmente são A+, B+ e AB+. “Estamos convocando todos os doadores, pois até mesmo estes fatores que temos em estoque estão em baixa quantidade. Nós atendemos todo o estado, inclusive os hospitais particulares e as unidades do Interior. Não podemos ficar sem sangue”, afirma.

Melo explicou ainda que toda a população pode fazer um cadastro para se tornar doador, desde que preencha os requisitos básicos exigidos pelo Ministério da Saúde, como idade e peso do indivíduo. “Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos. Mas os menores de idade devem pesar 65 quilos e terem a presença dos pais no local da doação. Já os maiores de idade, com peso igual ou superior a 50 quilos e estar em boas condições de saúde”, explicou o coordenador.

E ele destaca que o doador precisa ficar atento ao preparo básico, como ter uma boa noite de sono no dia anterior e tomar um café da manhã reforçado antes da doação. Precisam ainda levar documentos com foto para que a doação seja oficializada. O horário de funcionamento do Hemoraima é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

O coordenador de captação informou que a unidade vai funcionar neste sábado excepcionalmente para reposição de estoque. “Estamos em uma situação crítica, iremos abrir no sábado para tentar reverter essa situação, pois caso surja alguma emergência não teremos condições de atender”, explicou.

Para manter um estoque razoável, Melo informou que é necessário cerca de 30 bolsas de cada tipo sanguíneo. “Temos apenas 36 bolsas divididas entre os fatores A+, B+ e AB+. Nossa demanda maior é do sangue O-, pois ele é o doador universal. Precisamos repor este fator com urgência”, disse.