Após consolidação dos dados fornecidos pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil de Roraima registraram, nas primeiras horas de domingo (17), o maior nível de alerta já registrado para o Estado desde o início do verão 2021/2022.
Conforme o Mapa de Risco de Incêndio Florestal, se observa que algumas áreas dos municípios de Bonfim e Normandia registram nível de alerta crítico para a ocorrência de incêndios florestais.
Ainda pelo documento, há outros trechos do Bonfim e de Normandia e dos municípios de Uiramutã e Pacaraima que registram níveis de alerta alto.
O Governo de Roraima orienta a todos os moradores do Estado que evitem a utilização de fogo para queima de lixo ou limpeza de terreno em lotes urbanos. Já nas áreas rurais, as corporações estaduais orientam a não queimar pasto e áreas de cultivo para renovação de pasto ou plantio, respectivamente.
O CBMRR e a Defesa Civil de Roraima informam que mantém equipes de combate a incêndios florestais de prontidão para emprego imediato caso sejam acionadas via Central 193 e 199.