Cotidiano

Dois ônibus de transporte escolar são alvo de incendiários em Rorainópolis

Embora as autoridades falem em apenas suspeitas, os fortes indícios apontam um incêndio criminoso a transportes escolares

Um ônibus escolar foi incendiado na madrugada desta sexta feita, 11, em frente à Secretaria Municipal de Educação (Semed), no Município de Rorainópolis, Sul do Estado. Outro foi atacado, mas o fogo foi logo contido.

Segundo informações da Semed, o veículo destruído apresenta vários indícios de que o incêndio tenha sido criminoso, pois as janelas laterais foram quebradas. Também foram encontrados vestígios de materiais similares aos de uma garrafa de vidro contendo material inflamável.

A secretária municipal de Educação, Ederlânia Corrêa dos Prazeres, disse à Folha que recebeu uma ligação, por volta das 05h, de uma pessoa que passava em frente à Semed informando sobre o incêndio e que imediatamente se dirigiu ao local. Segundo ela, o veículo que foi queimado fazia uma parte importante da rota escolar, responsável pelo transporte dos alunos da Vicinal 03, uma das mais populosas do município.

“Eu me sinto muito triste com esse fato, pois apesar de o ônibus ter sido adquirido com recursos do FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação], é um bem que pertence ao município e precisamos cuidar e conservar. Ele vai nos fazer muita falta”.

Conforme informações obtidas no Corpo de Bombeiros, não se sabe ao certo o horário em que o fogo começou, mas a corporação foi contatada por volta das 05h, quando se deslocaram ao local e iniciaram os procedimentos para conter as chamas.

Estiveram no local a equipe de perícias do Corpo de Bombeiros e peritos da Polícia Civil. O laudo que pode apontar as causas do incêndio deve sair em 30 dias. O Departamento de Polícia (DP) informou que está investigando o caso e que trabalha com a suspeita de ato criminoso, mas que irá aguardar os laudos periciais.

TENTATIVA – Na mesma noite, outro ônibus sofreu tentativa de incêndio. O veículo estava estacionado em um terreno ao lado da Escola Ordália Araújo de Lima.

Segundo um funcionário da empresa Diamonstur, que presta serviços de transporte de alunos para as escolas estaduais do município, o fogo foi percebido à 01h45. O fogo foi rapidamente contido, pois o veículo estava ao lado de uma bomba d’água. (JR)