O Papa Francisco nomeou o arcebispo de Roraima, Dom Roque Paloschi, como novo bispo de Porto Velho, em Rondônia. A transferência deve ocorrer em um prazo de até 60 dias. “Nunciatura Apostólica no Brasil comunica que o Santo Padre Francisco dignou-se a nomear arcebispo da vacante Arquidiocese de Porto Velho, no Estado de Rondônia, o excelentíssimo Dom Roque Paloschi, transferindo-o da sede episcopal de Roraima”, anunciou o próprio Paloschi em sua página na rede social.
Segundo ele, a notícia já havia sido revelada em fevereiro deste ano, mas somente hoje foi publicada em boletim oficial do Vaticano. “Como a Igreja tem as suas normas e orientações, a notícia só foi publicada no boletim oficial do Vaticano hoje. Então, também só hoje que eu pude divulgar para a comunidade de Roraima essa minha transferência”, relatou.
Paloschi afirmou que sua transferência foi recebida com serenidade. “Pessoalmente, eu acredito que na vontade da Igreja também está a vontade de Deus, portanto, eu não tinha razões de rejeitar esse pedido que o Papa faz de deixar Roraima e ir para Porto Velho”, frisou o bispo.
“Reconheço tantos pecados que carrego, peço perdão a Deus e ao povo roraimense. E peço também as orações para que eu possa continuar caminhando nas estradas de Jesus. Agradeço imensamente a Deus pelos dez anos e alguns meses em Roraima, pelo que fui aprendendo a viver no pluralismo, na diversidade, fui aprendendo também a acolher os mistérios de Deus à nossa vida”, agradeceu Paloschi.
NOVO BISPO – Após o prazo estipulado para a mudança, um padre em Roraima será definido como administrador e, no período de seis a nove meses, a Igreja deverá analisar e indicar um novo nome para assumir o posto de bispo em Roraima. “Mas, certamente, Deus vai enviar um homem que possa ser uma presença de paz com o povo roraimense, isso eu não tenho dúvida”, frisou o bispo.
HISTÓRICO – Dom Roque nasceu em 1956, no município de Progresso, no Rio Grande do Sul. Estudou Filosofia na Universidade Católica de Pelotas (1977-1981) e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1982-1985). Foi ordenado sacerdote em 07 de dezembro de 1986 em Bagé (RS) e nomeado bispo de Roraima em maio de 2005. Desde 2011 é o presidente do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Também é o atual presidente da Comissão Indigenista Missionária (Cimi).