Cotidiano

Duas cascavéis são resgatadas na mesma casa no bairro Santa Cecília

A cobra peçonhenta é comum em Roraima

Uma guarnição de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima realizou, na noite dessa quarta, 29, a captura de duas cobras dentro do terreno de uma mesma residência no bairro Cidade Satélite, munícipio do Cantá.

Os solicitantes entraram em contato com a Central do CBMRR as 21h50, informando que havia uma cobra no jardim da residência, mas que não sabia informar qual espécie.

A guarnição foi deslocada até o local e verificou que se tratava de uma Cascavel, cobra peçonhenta comum em Roraima. As cascavéis alimentam-se principalmente de pequenos roedores, mas podem fazer uso de seu veneno para fazerem outras vítimas, como pequenas aves, coelhos, lagartos, e, eventualmente, outras serpentes. Apesar de serem vistas durante o dia, predominam os hábitos crepuscular e noturno.

Durante a captura da Cascavel, a guarnição verificou a presença de outro ofídio no local. Uma Coral Falsa também estava dentro do terreno da residência. A falsa coral desenvolve as mesmas características da Coral Verdadeira como mecanismo de defesa. Elas fazem isso para que os seus predadores possam confundi-lá com a espécie verdadeira e mortal, que é considerada uma das mais perigosas e venenosas do Brasil.
As duas cobras foram capturadas e devolvidas ao meio ambiente em um local afastado da zona urbana.