As direções das escolas municipais Senador Darcy Ribeiro e Luiz Canará são acusadas de descumprir o protocolo das medidas de vigilância epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), frente aos novos casos de Covid-19. As denúncias são de professoras e mães de alunos.
Uma professora e uma mãe de aluno da escola Darcy Ribeiro, localizada no bairro Equatorial, relatou que a unidade confirmou três casos de coronavírus em menos de 14 dias, no turno matutino: um no último dia 9, outro no dia 12 e o terceiro no dia 20. Dois desses casos seriam de duas alunas da mesma sala e outro seria de uma professora.
Na sexta-feira (22), não houve aula na escola, que divulgou comunicado informando que haverá sanitização na unidade ao longo do dia. Com base no protocolo da SMSA, denunciantes argumentam que a escola não suspendeu as aulas no turno, apesar das confirmações dos casos.
Na escola Luiz Canará, no bairro Senador Hélio Campos, uma mãe de aluno disse que uma professora testou positivo para a Covid-19 na quinta-feira (21). “Eles só vão liberar a turma da professora que testou positivo e as aulas vão continuar normalmente na escola”, disse.
Ela ainda revelou que outros três professores são considerados casos suspeitos da doença. A denunciante não detalhou o turno em que trabalham os professores, mas afirmou, com base no protocolo, que a escola infringe as orientações.
O que diz a Prefeitura de Boa Vista
A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), disse que respeitou o protocolo. Veja a nota completa abaixo:
“A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) tem acompanhado desde o retorno das aulas presenciais, os casos de covid-19 nas unidades de ensino do município. Além do Comitê de Retorno da SMEC, formado por profissionais da educação e saúde, cada escola do município possui um comitê interno que fiscaliza e avalia as ações de prevenção e enfrentamento à covid-19.
Cada caso é analisado individualmente pelos comitês e diante do quadro apresentado pelas unidades, é que são tomadas decisões em conjunto sobre a suspensão de aulas presenciais das turmas ou da escola.
Reforça que o protocolo na escola Darcy Ribeiro foi seguido integralmente e que os casos já foram devidamente apreciados, resultando na suspensão das aulas presenciais de 3 turmas. A escola teve as aulas suspensas hoje, dia 22, para sanitização do prédio.
Na escola Luiz Canará houve um caso confirmado, e já foram adotadas as medidas protocolares, com a suspensão das aulas presenciais na turma e afastamento preventivo de todos os alunos e profissionais que atuam na unidade.”