É falsa a informação sobre antecipação do Bolsa Família, esclarece Governo Federal

Segundo o MDS, o pagamento mensal segue o calendário divulgado no início de 2024

MDS emitiu alerta nesta quinta-feira, 21 (Foto: Divulgação/Roberta Aline/MDS)
MDS emitiu alerta nesta quinta-feira, 21 (Foto: Divulgação/Roberta Aline/MDS)

Após diversas informações falsas sobre um adiantamento do Bolsa Família do mês de janeiro para dezembro, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Foma (MDS) alertou os beneficiários nesta quinta-feira, 21, sobre o calendário correto de pagamento do benefício.

Segundo o MDS, o pagamento mensal segue o calendário divulgado no início de 2024, que você pode conferir clicando aqui. O ministério reforça que as datas de repasses já são previstas e não há pagamento antecipado referente a janeiro.

Caso algum beneficiário receba a informação, deve procurar a Ouvidoria pelo Disque Social 121, ou buscar informações no portal www.gov.br/mds ou nas redes sociais do ministério.

“O MDS informa ainda que toma as providências cabíveis em lei para denunciar todos os envolvidos no ato irresponsável de propagação de informações falsas”, reforçou o ministério através de nota.

Sobre as fake news

Imagens compartilhadas em redes sociais, como o Facebok, e por aplicativos de mensagens informam que a Caixa anteciparia duas parcelas do Bolsa Família para antes do Natal.

Em alguns casos, foi feito o uso de inteligência artificial para criar os textos.

Mensagens falsas sobre o adiantamento do Bolsa Família foram divulgadas na internet (Foto: Reprodução/MDS)