Edital irá credenciar comunidades terapêuticas que prestam serviços especializados em acolhimento de pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de entorpecentes.
As entidades interessadas deverão entregar a documentação exigida no Edital a partir do dia 3 de fevereiro. Os interessados deverão protocolar a documentação na Semges, localizada na Avenida Major Williams, 1687 – Centro.
A ação faz parte do Projeto Recomeçar, que surgiu em 2017, quando aconteceu a desocupação do bairro Caetano Filho, com a retirada das famílias, mediante indenização, para a construção do Parque do Rio Branco.
O objetivo é promover a inserção social de indivíduos em extrema vulnerabilidade social relacionada ao uso abusivo de drogas. O acolhimento do dependente será em regime residencial, transitório e de caráter exclusivamente voluntário e as famílias também serão atendidas pela rede municipal.
A princípio serão atendidas 50 pessoas maiores de 18 anos de idade. Os beneficiados serão encaminhados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Boa Vista. Cada pessoa poderá ser acolhida pelo período máximo de doze meses, conforme elaboração de Plano Individual de Atendimento (PIA) e Plano de Acolhimento apresentado pela entidade.
“A comunidade interessada em se credenciar deve entregar no protocolo da SEMGES um envelope lacrado com a documentação. A partir de segunda-feira, 3, de fevereiro, as entidades que estejam aptas e, com vagas disponíveis, podem se credenciar e fazer parte desse trabalho” explicou Célia Mota de Carvalho, assessora de Planejamento da Semges.