Cotidiano

Edital oferta quase 1.800 auxílios estudantis

São 1.794 auxílios estudantis entre alimentação, transporte, alojamento e apoio à formação

Os cinco campi do Instituto Federal de Roraima (IFRR) vão ofertar para o ano letivo de 2020, o total de 1.794 auxílios estudantis entre alimentação, transporte, alojamento e apoio à formação. O Edital 1/2020/Proen/IFRR, que regulamenta o processo seletivo para as ações de Assistência Estudantil, a ser executado pelos campi, foi publicado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen).

As ações da Assistência Estudantil são destinadas aos estudantes dos campi regularmente matriculados e com frequência regular, em cursos técnicos e superiores no âmbito do IFRR, em situação de vulnerabilidade social e econômica com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, conforme prevê o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

Em Roraima, as unidades do IFRR estão instaladas em quatro municípios, sendo duas em Boa Vista (Campus Boa Vista e Campus Boa Vista Zona Oeste). As demais estão em Caracaraí (Campus Novo Paraíso), Amajari (Campus Amajari) e Bonfim (Campus Avançado Bonfim). O montante destinado aos auxílios estudantis nas cinco unidades somam R$ 3,9 milhões.

A oferta dos auxílios estudantis é um dos diferenciais da rede federal tecnológica, garantindo o acesso ao ensino público gratuito e de qualidade a filhos de pequenos produtores, indígenas e comunidade carente. Muitos dos alunos moram em municípios e localidades distantes da sede do campus em que estudam, como em Novo Paraíso e Amajari, e sem o auxílio-transporte, por exemplo, não teriam como estudar no IFRR.

O Edital 1/2020 da Proen/IFRR está disponível no link.