Cotidiano

Ednaldo Vidal e Caroline Cattaneo registram candidatura à presidência

Chapa encabeça causas como a luta pela garantia da ordem jurídica, pelos direitos humanos e pelos ideais democráticos

Ednaldo Gomes Vidal formalizou a candidatura à reeleição da presidência da Ordem dos Advogados do Brasil em Roraima (OAB-RR). A diretora da Escola Superior da Advocacia (ESA/RR), Caroline Coelho Cattaneo, é a vice da chapa “OAB Portas Abertas”, que defende conquistas da gestão atual como o novo prédio da seccional e causas como a luta pela garantia da ordem jurídica, pelos direitos humanos e pelos ideais democráticos.

Ao formalizar a candidatura, a chapa protocolou documento com as propostas de gestão para 2022-2024. Ednaldo Vidal destacou entre elas: a aquisição (compra e/ou doação) de terreno para a edificação do Clube da Advocacia; a continuidade das implantações dos Escritórios Compartilhados gratuitos; a implantação da Sala de Peticionamento Eletrônico gratuita; e a implantação do Escritório Compartilhado de Rorainópolis, para atender advogados do sul do estado ou que precisem realizar atendimentos na região.

“Tivemos muitas conquistas, mas ainda há muito por fazer e estamos preparados para dar continuidade ao trabalho que, com a união de todos, conseguimos realizar. Pois a OAB é a garantia do fortalecimento da profissão. Com uma Advocacia forte, os direitos sociais e humanos, assim como todas as fontes do direito serão sempre respeitados”, afirmou o atual presidente.

Caroline Cattaneo reforçou que a instalação física da Escola Superior da Advocacia, com salas de aula que facilitem o acesso do ensino jurídico aos profissionais, também é meta para a próxima gestão, bem como a ampliação dos cursos de atualização e aperfeiçoamento profissional, e capacitação técnica por meio de palestras, oficinas e workshops, a serem ofertados em todos os municípios de Roraima.

Ela ressaltou a importância do fortalecimento das ações de valorização da mulher advogada, com as diretrizes voltadas para a educação jurídica e defesa das suas prerrogativas, com promoção de diálogo com as instituições, visando humanizar as estruturas judiciárias voltadas às advogadas; e combater a discriminação contra a mulher no exercício da advocacia. “Vamos defender de maneira incisiva o respeito ao princípio constitucional da igualdade de gênero, incentivando a advogada a firmar cada vez mais posição inovadora perante o Direito”, afirmou Cattaneo.

Ednaldo Vidal

Advogado há 30 anos, sendo 27 em Roraima, Ednaldo Gomes Vidal é licenciado em Pedagogia (Universidade Estadual de Campina Grande), em História (Universidade Federal da Paraíba – Campus V Cajazeiras), e em Direito (Universidade Federal da Paraíba – Campus VI Sousa-PB), e Pós-graduado em Ciências Criminais, Direitos Constitucional e Humanos. Oficial da reserva de Cavalaria do Exército Brasileiro e ex-delegado da Polícia Civil da Paraíba, Ednaldo Vidal foi professor do Issec (Instituto Superior de Segurança e Cidadania) – atual Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago -, assistente jurídico (antiga Defensoria Pública do Estado – DPE) e procurador do Estado.

É membro da Ordem Maçônica, grau 33, desde 2004, e presidente fundador da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas em Roraima (Abracrim-RR). Na OAB Roraima, foi membro das comissões de: Defesa dos Direitos e Prerrogativas da Advocacia; de Acesso à Justiça, Valorização dos Honorários; e de Direitos Humanos. Foi ainda membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal, da Comissão do Desarmamento do Conselho Federal, conselheiro estadual por dois mandatos, conselheiro federal por três mandatos consecutivos e vice-presidente do Conselho Seccional. Em 2018, quando era vice-presidente da OAB Roraima, foi eleito em chapa única com 85,6% dos votos válidos para o triênio 2019-2021.

Caroline Cattaneo

A advogada Caroline Coelho Cattaneo é graduada em Direito pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), e possui especialização em Direito Tributário e Legislação de Impostos pelo Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação da Amazônia, e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Roraima (Uerr). Ela foi policial civil de carreira, onde ocupou o cargo de escrivã, e diretora do DATL (Departamento de Assuntos Técnicos e Legislativos) da Casa Civil do Governo de Roraima. Atualmente, é professora efetiva da Uerr.

NA OAB Roraima, é diretora geral da ESA/RR e membro da Comissão Nacional de Ensino Jurídico. Também já ocupou os cargos de vice-presidente e secretária da ESA/RR da OAB/RR, onde trabalhou por nove anos. Na Uerr, foi procuradora geral; presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL); suplente da presidência da Comissão Permanente de Disciplina e Ética e presidente da comissão; coordenadora do curso de Segurança Pública; coordenadora do curso de Direito; e presidente da Comissão Permanente de Concursos.