Cotidiano

Educação básica perde 1,3 milhão de matrículas

Roraima manteve o aumento registrado desde o ano passado

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quinta-feira, 31 de janeiro, as estatísticas do Censo Escolar 2018. O levantamento identificou queda de 1,3 milhão nas matrículas da educação básica (ensinos infantil, fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos – EJA), entre 2014 e 2018 no país.  Porém Roraima manteve o aumento registrado desde o ano passado.

O Censo Escolar é realizado anualmente e o levantamento traz um panorama do cenário educacional do Brasil, levando em consideração as redes pública e particular de ensino. Em relação às matrículas, as estatísticas apresentadas pelo Inep mostram dados dos últimos cinco anos.

Matrículas

No geral, as matrículas da educação básica apresentaram queda ano após ano, com exceção de 2016, que registrou um pequeno acréscimo. Em 2014, quase 50 milhões de crianças e adolescentes estavam matriculados na educação básica. No ano passado, eram 48,4 milhões. A queda foi de 2,6%.

Em relação aos dados nacionais, Roraima está em terceiro lugar com 95% de aproveitamento, só atrás do Distrito Federal e do Paraná.