Cotidiano

El Niño provoca chuvas fora de época

Conforme previsões meteorológicas, chuvas acompanhadas de trovoadas podem cair a qualquer momento no Estado

Acostumados com o forte calor característico do clima seco entre os meses de outubro e março, época do verão roraimense, a população tem estranhado as fortes chuvas que caíram na Capital durante a semana. Conforme dados do boletim informativo do clima da Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), essa situação deve continuar. Para os próximos dias, em grande parte do Estado, as pancadas de chuva serão de curta duração e ocorrerão a qualquer hora do dia, podendo vir acompanhadas de trovoadas.
Conforme o meteorologista da Femarh, Ramon Alves, são chuvas decorrentes da associação do forte calor com alta umidade de nossa região, pois estamos no período seco. Ele explicou que o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) aponta que as regiões onde ocorre o aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, que provoca uma variação tanto no volume quanto na distribuição das chuvas, serão moldadas por esse fenômeno chamado de El Niño, por isso a inconstância nas chuvas. 
“Conforme as análises de dados observacionais e prognósticos de modelos numéricos, o indicativo é de que as águas superficiais na região do Oceano Pacífico Equatorial manterão o padrão de aquecimento nas regiões do El Niño, alterando a circulação atmosférica e modulando o clima em Roraima com chuvas próximas aos padrões climatológicos para o trimestre de outubro, novembro e dezembro de 2014”, explicou Ramon Alves ao destacar que sempre a quantidade acumulada de chuvas nesse período é bastante baixa. (JL)