AGENDA DA SEMANA

Eleições UERR: Cláudio Delicato propõe ensino mais tecnológico na universidade

O professor, candidato a reitor e também atual vice-reitor, esteve no Agenda da Semana, que abriu espaço para todas as chapas concorrentes à gestão da UERR

Para ele, é possível oferecer ensino em todo o estado de Roraima com o Ensino à Distância (EaD). (Foto: reprodução/YouTube)
Para ele, é possível oferecer ensino em todo o estado de Roraima com o Ensino à Distância (EaD). (Foto: reprodução/YouTube)

O candidato a reitor e representante da chapa Gestão e Inovação, professor Cláudio Delicato garante que a universidade terá um ensino mais tecnológico caso assuma a gestão da Universidade Estadual de Roraima (UERR). O professor, e também atual vice-reitor, esteve no Agenda da Semana, da rádio Folha FM 100.3, desse domingo (22), que abriu espaço para todas as chapas concorrentes à reitoria.

De acordo com Delicato, a UERR avançou em tecnologia desde a pandemia e, devido às melhorias e facilidades, pretende que o ensino também seja cada vez mais informatizado. Para ele, é possível oferecer ensino em todo o estado de Roraima com o Ensino à Distância (EaD).

“A presença da universidade no interior será muito baseada nas tecnologias de informática [TI]. A gente sabe que presencialmente, a eficácia, considerando nos anos anteriores quando a universidade tinha os polos, era muito pequena, tanto em números, quanto em qualidade, então isso já está sendo retomado, vai ser muito enfatizado e tem que ser uma característica da universidade estadual”, explicou o também vice-reitor da UERR.

O professor ainda informou que, atualmente, a universidade conta com um data center, que é um espaço para armazenamento de equipamentos de TI. Com isso, aulas de Anatomia do curso de Medicina, por exemplo, contam com simulações em realidade virtual.

Propostas para contribuição da UERR na sociedade

Cláudio também destacou que a universidade deve ampliar as formas de ingresso para aumentar as chances dos alunos na entrada da graduação. “Atualmente a gente só tem a possibilidade de fazer o vestibular unificado. Isso foi retirado do regimento e a partir do próximo vestibular nós poderemos trabalhar individualmente, inclusive por curso, a forma de ingresso”, afirma. 

Além disso, a gestão propõe dobrar o número de estudantes de medicina e áreas da saúde. Uma vez que a “ideia é que, nos próximos anos, tenha um hospital próprio, com boa parte dele preparado para a saúde indígena. […] A gente [UERR] tem essa dinâmica mais favorável de atender necessidades específicas do estado”, completa Delicato.

Mais propostas da chapa Gestão e Inovação, além da história acadêmica do professor candidato a reitor, estão disponíveis na entrevista completa. Confira!

Eleições UERR 2023

As eleições para gestão da Universidade Estadual de Roraima acontecem na próxima quinta-feira (26). De acordo com o atual vice-reitor, Cláudio Delicato, alunos, técnicos e professores aptos a votar devem fazer a escolha da chapa durante todo o dia, pelo celular.

Para informar além da comunidade acadêmica, o programa Agenda da Semana ouviu todas as chapas concorrentes: