Cotidiano

Em 15 dias, 140 condutores são pegos em excesso de velocidade

A maioria das infrações por excesso de velocidade foi cometida por condutores de carros e a fiscalização será intensificada

Iniciadas no dia 16 do mês passado, as fiscalizações ostensivas com uso de radares móveis em ruas e avenidas já começam a mudar o hábito dos motoristas boa-vistenses. Conforme a Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran), 140 condutores foram flagrados e deverão ser notificados pelo órgão por dirigirem acima da velocidade permitida, conforme o Código Brasileiro de Trânsito (CBT).

“Desde o momento que iniciamos a utilização do radar, nós realizamos uma em média de 350 capturas de imagem, algo como 15 a 20 capturas por dia. Nisso, as equipes fazem uma triagem das imagens coletadas para verificar em que categoria essa infração pode ser classificada. Ao todo, durante esses 15 dias de implantação desse mecanismo, houve a comprovação de 149 flagrantes por excesso de velocidade. O órgão já começou a enviar as notificações a esses condutores”, disse o chefe de fiscalização do Smtran, Nelson Loureiro.

Segundo ele, as notificações das multas por excesso de velocidade são progressivas, variando de acordo com o limite permitido na via. As multas podem variar de R$ 85,13 a R$ 574,62, além de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e suspensão do direito de dirigir nos casos de infração gravíssima.

“A infração média, quando o condutor ultrapassa em até 20% o limite de velocidade da rua, a penalidade a ser aplicada são o pagamento de multa e a retirada de quatro pontos na CNH. A infração grave é atribuída quando há ultrapassagem entre 20% a 50%. Nesse caso, o condutor paga multa e perde cinco pontos na carteira. Já a infração gravíssima é quando o condutor ultrapassa mais de 50% do limite de velocidade. Neste caso, é aplicada uma multa e o motorista tem o direito de dirigir suspenso, podendo até perder a carteira no caso de recusa do recurso”, explicou.

Atualmente, as fiscalizações do órgão estão se concentrando nas vias de maior movimentação de motoristas, destacando as avenidas Ville Roy, Getúlio Vargas, Mário Homem de Melo, Brigadeiro Eduardo Gomes, Ataíde Teive e Estrela Dalva. Segundo o chefe de fiscalização, a grande maioria das infrações relacionadas a excesso de velocidade é cometida por condutores de veículos de quatro rodas.

“Basicamente, as fiscalizações estão ocorrendo nas vias de maior fluxo de veículos, como as avenidas. E a gente notou que 80% de infrações foram cometidas por veículos de quatro rodas e o restante por motocicletas. Apesar disso, houve uma mudança no comportamento por parte dos condutores. Em alguns pontos, como na avenida Ville Roy, eles deram uma reduzida no acelerador e estão bem mais atentos na hora de trafegar. No entanto, a preocupação em relação aos excessos de velocidade ainda permanece a mesma, e a vigilância do órgão será ainda mais dura para os próximos dias”, destacou. (M.L)