Cotidiano

Em 2016, trocas de operadoras ultrapassaram 3 mil em Roraima

A Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABRTelecom) divulgou os números de portabilidade numérica de 2016 das operadoras fixas e móveis. Em Roraima, as trocas de operadoras ultrapassaram 3 mil. Em todo o Brasil, em 2016, foram realizadas 4,61 milhões de trocas de operadoras de telefonia fixa e móvel. Entre as transferências, os assinantes de telefones fixos demandaram 1,28 milhão (28%) e os usuários de telefones móveis, 3,32 milhões (72%).

Em Roraima, no ano passado, do dia 1º de janeiro a 31 de dezembro, foram efetivadas 2,12 mil migrações, sendo 1,62 mil, ou 52% na telefonia fixa e 1,49 mil, que representa 48%, na móvel. Desde que a portabilidade numérica foi implantada no Estado, a partir de janeiro de 2009, até dezembro do ano passado, foram realizadas 15,76 mil transferências entre operadoras.

PORTABILIDADE – De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a portabilidade numérica é a possibilidade de o usuário mudar de operadora, móvel ou fixa, sem precisar trocar seu número telefônico.

Para efetivar a portabilidade numérica, o usuário deve procurar a operadora para onde ele quer migrar e fazer a solicitação. Para isso, o solicitante deve: informar a operadora de telefonia que recebe o pedido, o nome completo; comprovar a titularidade da linha telefônica; informar o número do documento de identidade; o número do registro no cadastro do Ministério da Fazenda, no caso de pessoa jurídica; o endereço completo do assinante do serviço; o código de acesso; e o nome da operadora de onde está saindo.

Após a solicitação, o tempo de transferência para efetivação da portabilidade numérica é de três dias úteis ou após a data prevista, se o usuário desejar agendar. Para desistir do processo, a pessoa tem até dois dias úteis após a solicitação da transferência. (B.B)