A Universidade Federal de Roraima (UFRR) lançará, no primeiro semestre do próximo ano, o curso de mestrado em Antropologia. Serão ofertadas 12 vagas, mas ainda serão definidos os critérios e o perfil dos candidatos. O processo seletivo será publicado em edital, também no próximo ano.
O coordenador do programa de mestrado, professor de Antropologia da UFRR, Carlos Cirino, disse ontem que o curso é mestrado acadêmico institucional da UFRR, ou seja, de responsabilidade da UFRR, e já foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação e Cultura (MEC).
“A UFRR encaminhou a proposta ano passado, quando o curso entrou em diligência, mas o Caps sugeriu modificações. Então, esperamos este ano e mandamos uma nova proposta, que foi aprovada na íntegra. O mestrado teve parecer favorável, após passar pelas comissões da Caps, e por isso foi aprovado”, explicou.
Antes, a UFRR já havia realizado uma pós-graduação em Antropologia em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, responsável pela coordenação do curso. Agora, o mestrado é o primeiro de responsabilidade da UFRR.
O edital ainda será lançado, mas o coordenador já adiantou que haverá provas de conhecimento específico e antropológico, proficiência em língua estrangeira, projeto de pesquisa e provavelmente uma entrevista, ainda a ser definida. “O edital com todos os detalhes será publicado no início do próximo ano para dar prosseguimento ao processo seletivo dos candidatos. O curso deverá começar em maio”, disse.
O coordenador adiantou que o programa do curso atenderá duas linhas de pesquisa: processos identitários e direitos diferenciados; e etnografia contemporânea, patrimônio e urbanidades. “O curso também vai qualificar profissionais de outras áreas afins com a antropologia. Visa ainda dar resposta à demanda de questões regionais e locais, como a questão indígena”, frisou. Para pleitear umas das 12 vagas, o candidato deverá ser graduado em Antropologia ou em uma área afim. (AJ)