Cotidiano

Em 24 horas, número de casos suspeitos sobe para nove em Roraima

Em menos de 24 horas, subiu de cinco para nove o número de casos suspeitos de Coronavírus em Roraima, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesau). Ainda não foi divulgado nenhum resultado dos exames dos pacientes anteriores, apesar de já ter passado o prazo de cinco dias anunciado pelo governo.

O médico infectologista Alexandre Salomão explicou que todos os casos suspeitos estão em análise no laboratório de referência da região Norte, que é o Instituto Evandro Chagas (IEC), localizado em Belém (PA).

“Esses exames foram enviados para lá, onde é recebido o material dos estados da região e entra nessa fila de exames. Por hora, não dá para saber quando será divulgado esse resultado”, frisou o médico infectologista.

A novidade é que, até a próxima segunda-feira (23), os exames de detecção do Coronavírus comecem a ser feitos em Roraima, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen). Aqueles resultados identificados como positivo para o Covid-19 serão enviados para contraprova no IOC. “Tem um técnico da Sesau nesse momento treinando para o diagnóstico do Coronavírus em Belém”, acrescentou Salomão.

Os kits para fazer os testes específicos para detecção do Covid-19 já estão disponíveis no laboratório público de Roraima e outros 13 estados, além do Distrito Federal. 

Atualmente, quatro laboratórios realizam o teste para diagnóstico do coronavírus. São eles os laboratórios de referência nacional, Fiocruz, no Rio de Janeiro, Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará, e Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, além do Laboratório Central de Goiás, que foi capacitado para realização do exame específico para coronavírus dos brasileiros repatriados da China que ficaram na base aérea de Anápolis (GO).

Laboratórios particulares de análises clínicas em Boa Vista informaram para a Folha que não têm os kits de testes para o exame de coronavírus. Os kits foram distribuídos apenas para os hospitais públicos.