
Orçado em R$ 5.027.592,43, o novo Abrigo de Idosos da Prefeitura Municipal de Boa Vista promete 40 vagas para acolhimento institucional de longa permanência. Com uma área de 1.479,36 m², o local fica ao lado da praça Matheus Yukio Sato, no bairro Centenário. As obras iniciaram em outubro do ano passado e devem durar 240 dias.
Em visita ao local nesta segunda-feira, 28, o prefeito Arthur Henrique (MDB) informou que todos os ambientes contarão com acessibilidade para facilitar a mobilidade dos idosos residentes no abrigo.
“O local disponibilizará um setor de assistência social com salas multidisciplinares, além de dormitórios, redário, piscina e equipamentos de ginástica e área de lazer”, esclarece Arthur.
A proposta do abrigo é dar um novo lar para idosos que não podem permanecer com a família e vivem situações de violência, negligência, situação de rua ou abandono.
“Eles contarão com atividades de esporte, lazer, cultura e terão até uma horta onde irão plantar, cultivar e colher produtos, servindo como uma terapia”, destacou a secretária de Assistência Social, Nathália Cortez.
Primeiro Abrigo de Idosos de Boa Vista foi inaugurado em 2023
Este será o segundo abrigo criado para acolhimento de idosos na capital, o primeiro foi inaugurado em 2023 e acolhe 10 pessoas com mais de 60 anos atualmente.
O serviço tem o apoio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Ministério Público de Roraima (MPRR), que encaminham aqueles que necessitam do suporte.
O espaço deve atender as necessidades básicas dos acolhidos, como vestuário, calçados e alimentação.