Usuários de um ônibus da linha 501 (Cidadão 2) relataram que o veículo circula sem ventilação em meio ao período seco. A rota de aproximadamente 15 quilômetros liga o conjunto Cidadão, no bairro Laura Moreira, na zona Oeste de Boa Vista, ao Terminal Urbano José Campanha Wanderley, no Centro da capital de Roraima.
“O ônibus da rota 501 não tem ar-condicionado e as janelas dele estão travadas, impossíveis de abrir,” reclamou, sob condição de anonimato, um dos passageiros. “A única ventilação que temos é quando alguém desce e as portas de trás se abrem.”
O mesmo usuário do transporte público ainda relatou que já presenciou passageiros saírem do veículo antes do destino desejado por causa do calor.
Segundo a Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), a temperatura média em outubro, em Boa Vista, gira em torno de 34 graus celsius.
Nesse contexto, desde 2015, uma lei municipal de Boa Vista obriga empresas de transporte coletivo a equiparem os ônibus com ar-condicionado para garantir a climatização e o conforto dos passageiros.
O que diz a Prefeitura
A Prefeitura, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), informou ter notificado a concessionária do transporte público, Cidade de Boa Vista Transportes Urbanos LTDA, em razão das reclamações dos usuários sobre a climatização dos ônibus da capital.
“A concessionária destacou que, em caso de falhas no sistema de refrigeração, os motoristas são instruídos a recolher imediatamente o veículo à garagem para manutenção, sendo outro ônibus colocado em operação sem interrupções no serviço”, declarou.