Cotidiano

Em Roraima, cerca de 54% fizeram declaração do Imposto de Renda

Prazo de entrega termina na próxima semana, dia 30. São esperados cerca de 1,4 milhão de declarações

Até as 17 horas desta segunda-feira, 20, um total de 613.660 declarações foram recebidas pelos sistemas da Receita em toda a 2ª Região Fiscal. Em Roraima, 29.600 mil cumpriram a obrigação com o fisco federal, que equivale 54% das declarações esperadas.

O prazo de entrega termina na próxima semana, em 30 de abril e são esperados cerca de 1,4 milhão de declarações na 2ª RF que engloba os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima.

O delegado da Receita Federal em Roraima Omar Rubim faz um alerta sobre a precariedade de sinal da rede no Estado, uma vez que o problema não servirá como desculpa para a Receita deixar de cumprir o prazo.

“É importante que antecipem a entrega e evitem transtornos na última semana. Embora as opções sejam variadas, se houver algum problema com a internet, poderá prejudicar o envio de algumas declarações. Se a internet der problema no último dia, isso não será aceito como desculpa pela Receita. Então, é importante antecipar a entrega da declaração”, frisou.

Mobilidade

Esse ano, uma das facilidades anunciadas é a possibilidade do contribuinte salvar o arquivo da declaração e recuperá-la noutro dispositivo. São três as formas de preenchimento:

 

 1.        No microcomputador, utilizando o PGD IRPF;

 2.        Em disponíveis móveis, utilizando o aplicativo m-IRPF;

 3.        Ou por meio da declaração online, disponível no e-CAC.

Ao salvar online, será possível começar o preenchimento utilizando uma forma e continuar em outra.

TV Receita

A Receita Federal divulgou no canal da TV Receita no youtube (www.youtube.com/TVReceitaFederal) uma série com 11 vídeos sobre o imposto de renda da pessoa física. A série, chamada TV Receita Responde, aborda as principais dúvidas que surgem nesta época de entrega da declaração.?

e-Defesa

A Receita Federal informa que desde janeiro de 2015 está em produção o sistema e-Defesa que permite aos contribuintes que receberem notificações da Malha IRPF regularizarem sua situação de maneira mais ágil. O sistema relaciona eletronicamente as infrações lançadas, com opção para pagamento, parcelamento ou contestação dos valores. No caso de contestação, o contribuinte pode escolher um ou mais motivos entre os elencados ou redigir seu próprio texto.

O sistema também pode ser utilizado para responder a uma intimação ou para solicitar a antecipação de análise da declaração, para os contribuintes que ficaram retidos em malha mas ainda não foram intimados. Nesse caso, é preciso realizar previamente o agendamento por meio do “Atendimento virtual (e-CAC)”, acessando o serviço “Extrato do Processamento da DIRPF” disponível na aba “Declarações e Demonstrativos”.

O e-Defesa pode ser acessado no sítio da Receita Federal na opção “Malha Fiscal – Atendimento”, no “Onde encontro”, ou pelo ícone “e-Defesa” ao final da página principal.

Mensagens Falsas

A Receita Federal alerta aos cidadãos que estão sendo enviadas mensagens eletrônicas (e-mail) em nome do órgão com o falso propósito de divulgar facilidades na obtenção do Programa Gerador da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2015.

Todas as informações sobre a declaração do IRPF 2015 estão disponíveis no link.

Fonte: Receita Federal