Em repúdio às medidas de esvaziamento da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e a transferência para o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, ocorre hoje na capital uma manifestação que reúne lideranças indígenas do Estado na Universidade Federal de Roraima (UFRR), no instituto Insikiran.
O ato faz parte do movimento nacional com tema “Nenhuma gota a mais do sangue indígena”. Em Boa Vista é realizado pelo Conselho Indígena de Roraima (CIR), teve início às 7h30 da manhã desta quinta-feira, 31, e deve durar até às 12h.
Edinho Batista Macuxi, vice-coordenador do CIR afirma que as medidas tomadas pelo novo Governo são inconstitucionais. “ Devido a série de ataques de declarações do Presidente, nós estamos reunidos para mostrar nossa insatisfação e indignação. Também queremos mostrar que nosso direito de expressão é garantido pela constituição.”, justificou .
O vice- coordenador também se manifestou contra a Proposta de Emenda à Constituição 215 (PEC 215) que passa o dever de demarcar terras indígenas e quilombolas ao Congresso Nacional. “Essa é só uma das propostas que fere o nosso povo. Não vamos concordar com essa situação.A sociedade precisa se mobilizar, o que está em jogo é a vida de todos. E nós convidamos a participar dessa luta. É ato respeitoso, várias lideranças estão presentes. Vamos continuar unidos para existir”, concluiu.
Estão previstas manifestações dosem pelo menos 22 estados e no Distrito Federal.
Colaborou o repórter Fabrício Araújo
Imagens: Nilzete Franco / FolhaBV