Cotidiano

Em RR, 39 pessoas são consideradas recuperadas da Covid-19

Roraima registra 247 casos confirmados da doença, até o último boletim divulgado nessa segunda-feira

Nessa segunda-feira (20), o Lacen (Laboratório Central), da Secretaria de Saúde de Roraima, analisou 11 exames de pacientes com suspeita de coronavírus (Covid-19). Três exames deram resultado positivos.

De acordo com a nova atualização, Roraima registra 247 casos confirmados da doença. Até o momento o Estado registra 55 casos suspeitos e 350 descartados.

Um dos pacientes que estava internado na UTI/COVID no HGR recebeu alta, mas segue em recuperação hospitalar no Bloco D.

Além dele, 10 pessoas estão internadas no HGR recebendo acompanhamento médico, 13 pacientes receberam alta hospitalar e já estão em isolamento domiciliar para finalizar a recuperação, e 39 pessoas estão recuperadas.

Alta da UTI

Ainda nessa segunda-feira (20), o Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento registrou a primeira alta de um paciente da UTI-COVID. O paciente reagiu bem ao tratamento contra a doença e deixou a UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Ao sair da UTI ele foi aplaudido pela equipe de plantão.

O paciente é um servidor da saúde, do setor de radiologia. Ele teve diagnóstico positivo para a doença no dia 31 de março, e seguia sob os cuidados da equipe da UTI, na unidade hospitalar.

Até o momento de acordo com o boletim epidemiológico, 39 pessoas são consideradas recuperadas e 13 receberam altas hospitalares e seguem em isolamento domiciliar, por um período de 14 dias, até alcançar a recuperação contra a doença, de acordo com o protocolo de monitoramento estabelecido pelo MS (Ministério da Saúde).

“É uma boa notícia nesse momento tão delicado para todos nós, em que os registros da doença se tornam mais frequentes em todo o País. Essa boa notícia nos deixa com mais esperança e fé, otimistas e firmes na luta diária”, enfatizou o secretário de Saúde, Francisco Monteiro Neto.

O paciente segue agora para o Bloco D, onde continuará a recuperação hospitalar. “Tivemos a primeira vitória, agora vamos buscar vencer mais uma etapa importante do tratamento que é a recuperação hospitalar, por isso o paciente seguirá para o acompanhamento no Bloco D. Acreditamos que a parte mais delicada já foi superada, agora é manter a cautela nos cuidados e seguir as orientações clínicas, para que a recuperação seja alcançada de forma plena”, complementou a médica Débora Maia, diretora do HGR.

Dados

Com relação apenas as confirmações para a doença, 225 casos foram notificados em Boa Vista, 09 em Pacaraima, 04 no Cantá, 03 no Bonfim, 03 em Rorainópolis, 01 em Alto Alegre, 01 em Mucajaí e 01 em São Luiz.

Em relação aos casos suspeitos, conforme o boletim desta segunda-feira, 20, foram notificados 38 casos em Boa Vista, 14 em Pacaraima e 03 em Caroebe.

Já sobre os casos descartados, 301 notificações ocorreram em Boa Vista, 14 em Pacaraima, 10 em Mucajaí, 08 em Bonfim, 06 em São Luiz, 06 no Cantá, 03 em Caroebe e 02 em  Rorainópolis. O Estado também contabiliza 03 óbitos pela COVID-19, 02 no município de Boa Vista e 01 em Alto Alegre.