Um estudo realizado pelo SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) revelou que houve um crescimento no número de inadimplentes em Roraima, entre os meses de agosto e setembro. No ano passado, a realidade era diferente. Nesse mesmo período, a quantidade de devedores no comercio local teve uma significativa redução.
Até setembro, Roraima registrou um total de 5.740 inadimplentes. Em agosto eram 332 devedores. Já em setembro essa quantidade mais que dobrou, passando a registrar 696 pessoas inscritas no SCPC.
A coordenadora executiva do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), em Boa Vista, Sabrina Tricot, avalia que este período o número de devedores ainda é considerado baixo, porém nos meses de novembro e dezembro esses registros tendem a aumentar, já que as pessoas começam as compras do final do ano. “Nesse período os consumidores ficam ansiosos pelas festividades e compra de presentes” relata.
Mas nesse tempo de crise financeira, nacional e local, há alternativas para tentar sair desta situação e tentar entrar no Natal com crédito liberado e iniciar o novo ano com o nome limpo na praça.
A coordenadora executiva do Procon orienta os endividado a analisar o tamanho do problema e anotar em tabela detalhada todas as dívidas (credores, valores e tempo que falta para a quitação).
Em seguida, deve contabilizar seu salário e rendimentos extras e só então começar a visualizar onde é possível cortar gastos.
“Posteriormente é preciso controle. Será necessário que o consumidor verifique as despesas e adote medidas radicais para o controle dos seus gastos” destacou.
Dicas do Procon para limpar o nome na praça
O consumidor deve adaptar o padrão de vida ao seu rendimento; cortar itens supérfluos; evitar o consumo exagerado; planejar as compras, tanto na feira do mês quanto para a compra de presentes em datas comemorativas; realizar pesquisa de preços; procurar atividades de lazer gratuitas ou de baixo custo (visitas a parques públicos, praças, exposições e apresentações artísticas gratuitas), sair sem o cartão de crédito ou talão de cheque, levando na carteira somente o dinheiro que gastará naquele dia.
Importante, ainda, é educar-se. A coordenadora executiva do Procon, Sabrina Tricot, destaca que os consumidores devem controlar todas as despesas e, em alguns casos, a medida deve envolver toda a família.
“Se possível, o consumidor deve acompanhar diariamente seu saldo bancário e despesas pagas no cartão de crédito e procurar economizar nas ações do dia a dia, seja no uso do telefone, da energia elétrica, da água, do carro [combustível] evitando sempre o desperdício”.
Com relação ao ajuste do orçamento e a regularização das dívidas, o consumidor deverá seguir alguns passos importantes: Primeiro, verificar quanto pretende disponibilizar para quitação das dívidas.
Em segundo lugar, tentar negociá-las diretamente com os credores ou por meio de conciliações (nesse caso, o Procon pode ajudar mediando os conflitos e intermediando o contato entre as partes).
Se o consumidor possuir algum dinheiro aplicado, deve avaliar a possibilidade de utilizá-lo para quitação das dívidas e, por fim, caso o consumidor não tenha recursos para saldar as dívidas, deve avaliar a possibilidade de obter crédito com taxas menores e/ou realizando a portabilidade.
Neste caso, importante é ficar bem atento a todos os valores, principalmente o total dos juros, taxas e demais encargos, fazendo uma avaliação cuidadosa.
Sabrina ainda faz a ressalva para os consumidores: “Ao firmar um acordo de renegociação ou obter a quitação de uma dívida, o consumidor deve manter a documentação bem organizada, guardá-la e, ainda, verificar se sua situação perante os cadastros de inadimplência
ATENDIMENTO DO PROCON – O consumidor que, por algum motivo, não conseguir negociar diretamente com a empresa ou tenha recebido uma proposta não satisfatória, deverá procurar o DAC (Departamento de Atendimento ao Consumidor), do Procon Municipal, para auxilio na negociação.
Os atendimentos são realizados na sede da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, que fica localizada no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto (Antigo Terminal do Caimbé), na avenida dos Imigrantes, número 1.612, 1º andar, sala 02, Buritis, das 8h às14 horas, de segunda a sexta-feira.
Quem preferir, pode tirar dúvidas pelos telefones (95) 3625-2219, 3625-6201, 3625-2193ou, ainda, pelo e-mail [email protected].
Para que seja possível viabilizar o atendimento, o consumidor deve ter em mãos documentos pessoais, o comprovante de residência, documentos referentes às dívidas e, se houver, as propostas oferecidas e as condições de pagamento (à vista ou parceladas).