A sexta-feira, 5, foi marcada por um momento inusitado no Hospital Geral de Roraima (HGR) por conta do nascimento de um bebê, realizado por meio de parto cesárea. A mãe, Almiza Cristina Padro Fernandes, de 37 anos, está internada da unidade em tratamento da Covid-19.
A paciente estava sendo acompanhada no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, mas teve o quadro de saúde agravado e foi transferida para o HGR na quarta-feira, 3. Desde à chegada à unidade, a paciente passou a ser acompanhada pela equipe multiprofissional que atua na linha de frente no combate ao Coronavírus.
“Ela estava com uma gestação de 28 semanas e apresentava a necessidade do parto, então, desde à chegada dela ao HGR, estávamos monitorando o quadro de saúde e atentos sobre a realização da cesárea”, esclareceu o enfermeiro Bruno Brandão Costa, coordenador de enfermagem do centro cirúrgico do HGR.
“Ter um parto nesse momento no HGR é uma esperança para a gente. Temos tido dias tão tensos, com tantas pessoas doentes, tantas pessoas separadas de seus familiares, sem poder ver ninguém e com tantas pessoas sendo obrigadas a ficar separadas por causa dessa doença. Então, ter um parto aqui nos enche de esperança”, complementou Bruno.
O pai se emocionou ao receber a mais nova integrante da família. “Os últimos dias têm sido desafiadores. Estou há cinco noites sem dormir, mas todo o cansaço foi recompensado quando vi minha filha nascer, linda e tão cheia de luz e de vida”, relatou Gracione da Silva Santos.
Almiza segue internada no hospital em tratamento da Covid-19. A bebê foi levada para a maternidade, onde também receberá cuidados médicos.
Para Gracione, o cuidado da equipe médica no HMI e no HGR foram fundamentais para o parto seguro da filha caçula e da esposa.
“Desde o primeiro momento, que minha esposa deu entrada na maternidade e depois, quando precisou ir para o HGR, recebemos a atenção de cada profissional. Foram anjos da guarda, sempre muito prestativos e atenciosos. Eu só tenho a agradecer toda a equipe. Com essa ajuda, conseguimos realizar o sonho de ver nossa bebê nascer. Agora, vou continuar orando pedindo para Deus que nos mantenha fortes e com a nossa família completa. Minhas forças estão direcionadas agora para receber minha esposa em casa e Ele vai permitir”, disse.