PROJETO SUMAÚMA

Em um ano, meio milhão de refeições foram distribuídas às pessoas em vulnerabilidade

No primeiro semestre deste ano, o Projeto Sumaúma, contabiliza quase 300 mil refeições, sendo a partir de março com média acima de 50 mil

Nesse período foram servidos café da manhã e almoço para 13.703 pessoas diferentes. (Foto: reprodução/Cáritas)
Nesse período foram servidos café da manhã e almoço para 13.703 pessoas diferentes. (Foto: reprodução/Cáritas)

Mais de 500 milhão de refeições foram distribuídas às pessoas em vulnerabilidade social entre agosto de 2022 e 2023 pelo Projeto Sumaúma: Nutrindo Vidas, da Cáritas em Roraima. As refeições são entregues no Posto de Recepção e Apoio da Operação Acolhida, no bairro 13 de Setembro, e na Igreja Santo Agostinho, no bairro Pricumã.

De acordo com o projeto, para esse quantitativo foram utilizados 300 toneladas de alimentos, servidos em café da manhã e almoço para 13.703 pessoas diferentes. Mais de 3 milhões de reais já foram investidos em insumos alimentícios.

“Houve uma alta significativa de consumo no primeiro semestre de 2023. Desde a segunda quinzena de fevereiro, estão sendo servidas mais de 2 mil refeições diárias. Uma média de 70 novas pessoas chegam, também diariamente, para comer”, informa.

No primeiro semestre deste ano, o Projeto Sumaúma, contabiliza quase 300 mil refeições, sendo a partir de março com média acima de 50 mil. Mais de 1.500 pessoas também já foram atendidas com atividades de educação alimentar.

Atividades

Projeto Sumaúma completa um ano. (Foto: reprodução/Cáritas)

O Projeto Sumaúma completa um ano de atendimento às pessoas em vulnerabilidade social. O primeiro prato de comida foi servido no dia 1 de agosto de 2022 na mesma estrutura da ação social “Mexendo a Panela”, mas com ação da Cáritas Brasileira e com financiamento do Escritório de Assistência Humanitária (BHA) da Agência dos Estados Unidos pelo Desenvolvimento Internacional (USAID).

O objetivo de combate à fome e à desnutrição é vinculado à Área de Atuação em Segurança Alimentar e Nutricional, no contexto de combate à insegurança alimentar, à fome dos refugiados e migrantes venezuelanos que estão em Boa Vista. Em alusão a este marco na história do projeto, algumas atividades estão sendo planejadas para a sexta-feira, dia 18 de agosto de 2023.

Às 11h00, no Posto de Recepção e Apoio da Operação Acolhida, onde é servido diariamente o almoço, haverá o lançamento e a distribuição da primeira tirinha dos Nutriniños, com direito a gincana especial para a criançada. Às 11h30, começa a ser servido um cardápio típico venezuelano. Será servido Arroz Chino para as mais de 1.500 pessoas esperadas para esta refeição.

“Às 18h30 do domingo, 20 de agosto, mesmo dia, será realizada uma missa em ação de graças na Igreja Nossa Senhora da Consolata, a ser celebrada por Dom Evaristo Spengler, Bispo da Diocese de Roraima, acompanhado dos padres Revislande e Itamar. Na ocasião, apresentaremos o vídeo de 1 ano do projeto, contando um pouco da nossa trajetória e os indicadores”, convida a Cáritas em Roraima.