Cotidiano

Em vídeo, homens insultam roraimenses e nordestinos

Divulgado no início dessa semana, o material gerou repúdio dos internautas

Um vídeo que circulou no início desta semana nas redes sociais causou indignação em internautas do Norte e Nordeste. Nele, homens aparecem proferindo insultos a moradores destas duas regiões.

No material, um grupo de amigos aparece uma conversa, em uma espécie de mesa de bar. O primeiro a aparecer no vídeo direcionar os insultos aos moradores do nordeste.

“Agora que o [Jair] Bolsonaro ganhou, graças a Deus, ele vai excluir os nordestinos do grupo”, ressaltou ele, referindo ao resultado das eleições 2018, onde o presidente eleito foi derrotado em todos os estados da região.

O homem segue com os ataques xenofóbicos, dessa vez focando os moradores da região Norte. “Agora é faca na caveira. A gente não vai mais suportar esse pessoal do Acre, esse pessoal de Roraima, esse pessoal do Norte”, comentou.

Antes mesmo de finalizar o comentário, o rapaz é interrompido por outro indivíduo que estava na mesa, que complementou com outro comentário preconceituoso. “Essa galera do nordeste tem que parar de gastar o dinheiro que o sudeste produz”, disse.

De acordo com informações do portal de notícias R7, o vídeo foi vinculado ao empresário mineiro Lucas Paolinelli e o professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Vinícius Silveira Raposo. O material teria sido gravado no dia 30 de dezembro de 2018.

Após a repercussão negativa do vídeo, os envolvidos no caso emitiram uma nota pedindo desculpas pelo ocorrido. Eles admitiram que o teor da brincadeira foi de “péssimo gosto” e que o comportamento visto no material não condiz com suas condutas no dia a dia.

O IFMG também se manifestou oficialmente criticando a postura do servidor. A instituição destacou que não compactua com nenhuma forma de discriminação, e que tem trabalhado incansavelmente na promoção do respeito a diversidade, na discussão das diferenças e na eliminação das diferentes formas de preconceito existente.