AGENDA DA SEMANA

Emerson Baú fala sobre o apoio aos pequenos empreendedores pelo Sebrae

Desburocratização, o papel dos pequenos empreendedores e o papel do Sebrae foram pautas da entrevista.

Superintendente do Sebrae em Roraima destacou importância dos pequenos negócios (Foto: Redação/FolhaBV)
Superintendente do Sebrae em Roraima destacou importância dos pequenos negócios (Foto: Redação/FolhaBV)

Neste domingo (8), o programa “Agenda da Semana” recebeu o superintendente do Sebrae em Roraima, Emerson Baú, em uma conversa esclarecedora sobre a realidade e os desafios dos pequenos empreendedores no estado. Baú desdobrou os cenários, os perfis e os compromissos que a instituição tem tomado em nome destes trabalhadores.

Em seu discurso, Baú ressaltou a relevância dos pequenos negócios no panorama econômico, não apenas como geradores de renda, mas também como empregadores. “Os pequenos negócios têm importância em empregabilidade e geração de renda. Temos que distinguir o que é o empreendedorismo por oportunidade e o que é o empreendedorismo por necessidade, que são a maioria dos casos. O papel do Sebrae é de ajudar esse empreendedor e Roraima é um ambiente propício para pequenos empreendimentos”, disse.

Sobre a relação entre autoridades e esses empresários, o superintendente apontou para uma lacuna que carece de sensibilidade. No entanto, revelou os esforços do Sebrae na tentativa de mitigar essa situação: “Existe uma falta de sensibilidade das autoridades (…) Os gestores tanto do executivo quanto do legislativo têm que ter a percepção da importância dessa ajuda. Tanto que o Sebrae criou a unidade de Políticas Públicas para fazer esse trabalho de desenvolvimento e fortalecimento dos pequenos negócios (…) Temos que criar políticas de incentivo”.

Ao discutir a eficiência operacional em Roraima, Baú realçou o papel do Sebrae na redução do tempo para a abertura de empresas, destacando a posição de Roraima no cenário nacional: “Estamos adotando uma estratégia nacional que é justamente trazer os servidores, secretários, para trazer essa percepção de mostrar mecanismos de facilitação. Hoje uma das metas nossas é a redução do tempo de abertura de empresas. Roraima está entre os 10 melhores estados nesse quesito”.

A presença marcante do Sebrae em território roraimense também foi evidenciada. Baú destacou os esforços contínuos para estar mais perto dos empreendedores: “Hoje o Sebrae, junto às prefeituras dos 15 municípios, temos as salas do empreendedor. Instalamos pontos de atendimento do Sebrae, fazemos os atendimentos, conversamos com os empresários e estamos buscando essa aproximação e busca ativa dos empresários”.

Baú reiterou os avanços e iniciativas que o Sebrae tem posto em prática, consolidando a instituição como um pilar de apoio e fortalecimento dos pequenos empreendedores de Roraima.

Confira a entrevista completa assistindo ao programa Agenda da Semana abaixo: