Os cidadãos que temiam ir até o IIOC (Instituto de Identificação Odílio Cruz) durante a madrugada para emitir a carteira de identidade e aguardar horas, agora poderão buscar atendimento no horário das 7h30 até às 19h30, a partir da próxima segunda-feira (9).
A nova medida foi anunciada durante a coletiva na Delegacia Geral, na manhã desta quinta-feira (5), pelo governador do Estado, Antonio Denarium. “Também ampliaremos a quantidade de municípios que terão um Instituto de Identificação, pois muitos do interior precisam vir até à Capital conseguir esse serviço”, anunciou o governador.
Segundo o diretor geral da Polícia Civil, Herbert Amorim, o serviço no interior de Roraima começará partir de 15 de agosto, em São João da Baliza, depois a equipe irá para Caroebe, até atender todos os municípios.
“Estamos planejando, também para o dia 15, a retomada de atendimento de emissão do RG (Registro Geral) para crianças, de seis a 12 anos. Tínhamos suspendido esse serviço em razão da pandemia da Covid-19, pois os pequenos ficavam muito expostos ao vírus, mas agora já estamos voltando à normalidade”, comentou.
De acordo com o diretor interino do Instituto de Identificação, Hênio Stanio Lima Andrade, essas reformas se deram porque não era mais possível atender a demanda da população.
“Com esse estudo, foi feito o ampliamento de horários, visando melhorar o atendimento para a população. Com essa extensão, vamos poder atender uma faixa de 150 a 200 pessoas diariamente”.
Denarium ainda anunciou sobre o acordo de cooperação técnica, entre a Secretaria de Segurança Pública Estadual e outros estados do Brasil, para a emissão da segunda via da carteira de identidade de quem não é de Roraima. “O cidadão com documentos de outro Estado poderá emitir uma nova identidade sem perder os dados do lugar de origem”, disse.
MODERNIZAÇÃO
O delegado geral confirmou o estudo para a modernização do serviço, para que o cidadão possa dar início à emissão do documento por meio do site da Polícia Civil, em que prestará todas as informações pessoais e terá um agendamento para a coleta dos dados biométricos no Instituto.
“Estamos aprimorando o serviço tecnológico da Polícia Civil, para assim reduzir o tempo de atendimento em mais de 10 minutos. É um serviço que ainda estamos estudando e em breve anunciaremos para todos”, destacou.