Em apenas sete meses, mais de 5 mil novos veículos foram emplacados no estado de Roraima, o que representa um aumento de 32,5% comparado ao mesmo período do ano passado, onde ocorreram 3.778 emplacamentos. De acordo com informações do Departamento Nacional de Trânsito de Roraima (Detran-RR) os dados demonstram que dos emplacados 2.014 foram automóveis, sendo em maioria modelos populares.
As motocicletas ocupam segundo lugar na lista de opção de transporte do roraimense e representam 1.262 novos emplacamentos. Já os veículos utilitários, que fazem transporte de carga ou pessoas com finalidade comercial, estão em terceiro lugar, com 342 novas placas. O restante dos veículos está dividido entre caminhonetes, micro-ônibus, reboques e tratores.
Conforme informações da chefe da divisão de atendimento geral do Detran-RR, Albecy de Araújo, o emplacamento significa a identidade do veículo. “A identificação do veículo só termina se o automóvel deixar de existir ou se acontecer a baixa no órgão. O primeiro emplacamento é feito pela concessionária por meio de documento fiscal que solicita vistoria e é aberto um processo. Os serviços para emplacamento sem alienação são de R$ 195,90 e com alienação R$ 210,89”, explicou.
Paulo Ricardo é servidor público e fez recente aquisição de um veículo zero km. Ele conta que a maior vantagem é a conservação da mecânica e a possibilidade de vender após um período de uso, já que o mercado de seminovos apresenta possibilidade de lucro.
“Existem pessoas que gostam de trocar de carro todo ano devido ao tempo de garantia ou só para demonstrar poder aquisitivo. Existem montadoras no país que até criam sistemas de financiamento. Ao dar uma entrada menor, o cliente tem vantagens desde que a venda esteja ligada a aquisição de outro novo veículo”, explicou.
Consultor Financeiro orienta na compra de novos veículos
O Consultor financeiro Kildo Neto orientou os consumidores interessados na aquisição de novos veículos. De acordo com ele, é importante verificar as taxas de juro, para que não resulte em preços maiores do que a aquisição do automóvel. “Muitas dessas taxas estão embutidas nos valores do contrato que acabam por ser até três vezes maior que o valor de um veículo. A pesquisa é outro item fundamental para quem deseja reduzir juros e prazos de pagamento”, ressaltou.
Neto também falou sobre a compra de carros seminovos, opção para quem deseja fazer a troca de carro. “Os veículos seminovos têm a vantagem de ter valores abaixo dos praticados no mercado. Se houver parte do dinheiro para investimento desse veículo a orientação é verificar o prazo de curto e médio tempo de utilização, lembrando sempre que o cliente deve optar por menores taxas de juros. Quanto mais análise de juro e mais negociações das entradas, melhores serão os resultados dos negócios”, concluiu.