O Governo do Estado homologou, em assembleia geral de acionistas, aumento do capital social da Desenvolve-RR (Agência de Fomento do Estado de Roraima) em mais R$ 5,2 milhões. A homologação ocorreu na sede da agência, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do Estado, alinhado com o plano Roraima 2030 nesta segunda-feira, 29.
O secretário-chefe da Casa Civil, Flamarion Portela, representou o governador Antonio Denarium na ocasião. “A elevação do capital social da Desenvolve Roraima oportuniza aos pequenos empreendedores, quer seja da área urbana, quer seja da área rural, valores que possibilitem o desenvolvimento, crescimento e prosperidade de seus negócios”, declarou.
Segundo Portela, este não dever ser o único recurso para a instituição, já que há condições para novos investimentos a fim de incentivar e estimular o desenvolvimento econômico dos empreendedores roraimenses. “O governador pensa e determina que, em um futuro próximo, se a Desenvolve Roraima precisar de mais um aporte de recurso para atender eficientemente essa demanda, o Governo está disponível, porque o governador acredita nas pessoas que trabalham e produzem”, enfatizou.
O diretor-presidente da Desenvolve-RR, Adailton Fernandes, destacou que o aumento no capital social da instituição vai fortalecer a retomada da economia no Estado. “Empreendedores (pessoas físicas e jurídicas), sejam do setor de comércio, indústria, serviços, ou do agronegócio, poderão ser atendidos em novas operações de crédito, possibilitando aumento de produtividade, geração de emprego e renda, promovendo o desenvolvimento sustentável do Estado de Roraima”, afirmou.
Fernandes ressaltou que o aumento do capital social da Desenvolve-RR é a entrega de mais um compromisso do governador Antonio Denarium para com o Estado de Roraima e, em especial, para todos os setores da economia que aqui empreendem e produzem.
“Isso só foi possível pela determinação do governador Antonio Denarium que, com austeridade e eficiência na gestão das contas públicas nestes últimos dois anos, foi possível reverter a situação de calamidade financeira profunda à qual o Estado se encontrava quando, então, já eleito governador e nomeado como interventor. Foi a primeira vez na história do Brasil, que um estado teve uma intervenção total federal”, observou.
O último aporte de capital para a instituição ocorreu no ano de 2013, quando a instituição se encontrava afetada pela crise financeira do Estado e com o seu patrimônio líquido deteriorado por altos prejuízos nos últimos exercícios. Com este primeiro aporte de R$ 5,2 milhões (que será submetido à aprovação do Banco Central), a Desenvolve-RR vai poder fortalecer a retomada da economia no Estado.