Cotidiano

Empresa investe na melhoria genética

Agropecuária roraimense, em parceria com empresa do Mato Grosso do Sul, incentiva a produção de animais geneticamente modificados

Com localização estratégica, apesar da classificação de médio risco para febre aftosa, o Estado de Roraima é um dos maiores produtores pecuaristas do Norte do Brasil. No entanto, devido a problemas de logística, a qualidade do rebanho deixa a desejar. Para melhorar a qualidade do produto local, a Agropecuária Nortesul trabalha com a reprodução de animais geneticamente modificados.
Desde 2012, a Fazenda 3R, do Mato Grosso do Sul, região Centro-Oeste do País, fornece embriões geneticamente modificados para a empresa roraimense. Os primeiros frutos desta parceria serão vendidos no primeiro Shopping de Reprodutores do Estado, no próximo dia 29, na sede da Nortesul, no quilômetro 25 da BR-174, sentido sul.
Conforme dados do último Censo do IBGE, cerca de 20% do rebanho nacional se encontra na região Norte do País. O administrador da Fazenda 3R, Rogério Rosalin, destacou que apesar da quantidade, a qualidade do rebanho deixa a desejar por conta das dificuldades logísticas da região. “Roraima tem potencial para se tornar o maior produtor pecuarista do Norte do Brasil. O Amazonas, estado vizinho, tem um grande mercado consumidor. Para conquistá-lo, basta um investimento: qualidade genética”, disse. 
Para reverter esta situação, a Fazenda 3R, empresa referência na produção de bezerros de corte, conhecidos como Nelore de Ciclo Curto, firmou uma parceria com a Agropecuária Nortesul. “Nosso objetivo é disseminar novas tecnologias para melhorar a genética do rebanho de nosso Estado e padronizar a qualidade dos nossos animais”, disse o proprietário da empresa, Leonardo Mezomo.
Rogério Rosalin destacou que um dos benefícios da pareceria com a empresa roraimense é o manejo sustentável, pois a técnica de troca genética é realizada através da Fertilização in Vitro (FIV). “Este método é muito prático logisticamente, pois evita o transporte de um animal vivo. Em alguns casos, o touro reprodutor morria no meio do caminho ou não se adaptava ao novo ambiente na chegada. Isso não será um problema para os animais resultantes desta tecnologia, pois eles já nascerão aqui e não irão precisar passar por adaptações”, explicou.
Para o proprietário da Agropecuária Norte Sul, o projeto é audacioso, pois é pioneiro na região Norte. “Nosso objetivo é divulgar a iniciativa para que mais produtores possam aderir ao projeto e melhorar a qualidade de sua produção”, disse Mezomo ao destacar que com este empreendimento, os pecuaristas do norte do País não serão mais dependentes da genética dos grandes centros de referência, pois deixarão de importar reprodutores e passarão a produzi-los.
Durante o Shopping de Reprodutores da Fazenda 3R, em conjunto com a Agropecuária Nortesul, que será realizado no dia 29, serão vendidos 50 reprodutores Nelore, fruto da parceria entre as empresas. Haverá também uma amostra técnica com participação de pesquisadores e profissionais que abordarão a importância do reprodutor para a produção entre outros assuntos relevantes para a pecuária. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.fazenda3r.com. (I.S)