Cotidiano

Empresa terceirizada da UFRR demite todos os funcionários

Com a demissão de 149 pessoas, alguns serviços oferecidos pela universidade serão prejudicados já a partir deste sábado, pois o aviso prévio dos funcionários terminou hoje (26)

Hoje (26) será o último dia de trabalho de mais de 100 funcionários contratados da empresa Venturelli, que presta serviço para a Universidade Federal de Roraima (UFRR) em diversas áreas da instituição. Isso porque a terceirizada da UFRR demitiu, no início do mês, todas as pessoas que hoje prestam serviço à universidade.

Diante disso, algumas unidades já começam a ser prejudicadas a partir deste sábado como é o caso da Rádio Universitária, que publicou hoje um comunicado em sua página na rede social Facebook, informando a suspensão da programação local.

“A partir deste sábado retransmitirá apenas a Rádio Nacional da Amazônia, que é nossa parceira. Ainda não temos uma previsão de quando retornaremos”, diz um trecho do comunicado, que explica ao final que o motivo da suspensão da programação local se deu devido ao término do contrato, pois a equipe é toda formada por terceirizados.

A reportagem da Folha ouviu alguns funcionários da empresa que confirmaram a demissão. Todos eles acreditam que a medida aconteceu devido aos inúmeros atrasos de pagamento de salários por parte da Venturelli, no ano passado. “Depois de junho, nunca mais recebemos de forma regular”, comentou uma funcionária.

Mas os pagamentos atrasados foram regularizados, segundo todos os profissionais ouvidos pela reportagem. “Este ano não houve atraso, no entanto, no início do mês todos foram demitidos. Recebemos um comunicado para estar na empresa na próxima segunda-feira (29) para dar baixa na carteira”, explicou um dos demitidos.

Além de jornalistas, radialistas e operadores de som que prestavam serviço na Rádio Universitária, a UFRR contava ainda com cuidadores de alunos, assistente administrativos e serviços gerais no rol de profissionais que deixam a partir de hoje de trabalhar na instituição.

OUTRO LADO
A UFRR informou, por meio de nota, que o número total de funcionários que prestavam serviço terceirizado é de 149 colaboradores. A instituição confirmou que o contrato com a Venturelli encerra hoje (26) e que a UFRR “já está realizando um novo processo licitatório para contratação de uma outra empresa”.

Quanto aos serviços que deverão ser prejudicados com o fim do contrato, a universidade informou que vai adotar “medidas para manter seus serviços em atividade, sem prejuízos no atendimento à comunidade acadêmica”, mas não esclareceu que medidas seriam essas.

“A Proplan esclarece ainda que o processo burocrático para contratação de empresas por meio de licitação é moroso, devido a sua complexidade, e leva em torno de quatro meses para ser concluído, o que deve ocorrer em maio deste ano”, finalizou a nota da UFRR.