Investidores e representantes do comércio roraimense participam no próximo domingo, 21, do Salão Internacional de Alimentação (Sial) em Paris, na França. O evento, também conhecido como “Sial Inspire Food Business”, é um dos principais no ramo alimentício em todo o mundo e tem programação extensa na quinta-feira da próxima semana, 25.
O objetivo é apresentar as principais inovações e tendências do setor de alimentos, a possibilidade de encontrar novos parceiros de negócios e de provar inovações do mercado. O público-alvo é formado por empreendedores do setor de alimentos, serviços, agricultura, alimentação natural, produtos congelados e semiprontos, bebidas, processamento de alimentos, refeições, setor de laticínios, setor de restaurantes e potenciais empresários.
Do Estado, participam da Sial representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima (Fecomércio), do Sistema de Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), entre outros.
De acordo com a organização do Sial, serão mais de 6.500 exibidores, dentre eles, 144 de empresas do Brasil. O mercado brasileiro apresentará diversos produtos nacionais, desde polpa de frutas da Amazônia, açaí, mel de abelha e outros serviços de pequenas empresas até de grandes empreendedores, como do setor do comércio de carne bovina, suína e de aves.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) chegou inclusive a anunciar, em parceria com a Associação Brasileira de Proteína Animal (Abpa), uma ação em conjunto para fomentar a expansão de negócios para os exportadores de aves e suínos.
A ação consiste, além da participação em stands, do lançamento do livro “Da nossa mesa para a sua mesa”, uma área de realidade virtual com apresentação de filmes 3D e um espaço gastronômico onde um chef brasileiro servirá pratos especiais da culinária brasileira. “Há grande expectativa quanto aos resultados que os exportadores deverão alcançar em Paris, incrementando as vendas globais da avicultura e da suinocultura do Brasil”, analisou Francisco Turra, presidente-executivo da ABPA.
OUTRO LADO – A Folha entrou em contato com a comunicação do Sebrae Roraima para saber detalhes da ida da comitiva até Paris, porém, não obteve retorno até o fechamento da matéria.