Cotidiano

Empresários do ramo alimentício reclamam de decreto municipal

Questionamento é por que regras não atingem supermercados, drogarias e lojas de materiais de construção

Com as novas medidas adotadas pela Prefeitura de Boa Vista para controlar a disseminação do coronavírus, proprietários de restaurantes, bares e demais estabelecimentos de alimentação devem se adequar às novas regras. Contudo, muitos empresários e funcionários dizem que as normas afetaram financeiramente a vida daqueles que dependem desta renda para se manter.

O presidente do Sindicato dos Restaurantes e Bares, Emerson Oliveira, alegou que não concorda com as medidas adotadas pelo prefeito Arthur Henrique (MDB). “Parece que o vírus só contamina a noite e nos finais de semana”, diz. Ele menciona também que a norma vai prejudicar os estabelecimentos, gerando desemprego.

“Vai ter alguma ação da Prefeitura de ajudar os empresários de manter o salário dos funcionários? Nunca houve. Deveriam adotar essas medidas em todos os seguimentos, porque que ele [prefeito Arthur Henrique] não reduz também o funcionamento dos supermercados, drogarias, e os materiais de construção”, concluiu dizendo que essas medidas não serão favoráveis para disseminação do coronavírus.

O seu Alcemar Dos Santos Peres dono de um restaurante relatou que está se adaptando aos novos critérios adotado pela prefeitura, e afirmou que sua clientela já reduziu em 50% nos finais de semana. A proprietária de um bar nas proximidades do Caimbé relata que está preocupado com esse novo protocolo, principalmente por conta do volume de contas e a manutenção dos funcionários.

“Tem as contas, as contas de energias que aqui no estabelecimento dá R$ 2 mil reais todo mês. Tem a água que dá R$ 300 reais, tem minhas funcionárias. Eu trabalhava das 8h da manhã até 00h. Agora estava fechando às 22h. Com esse novo decreto vou ter que fechar 15h da tarde, então estou preocupada com isso, como eu vou arrumar o dinheiro pra pagar a conta do empréstimo que eu fiz pela empresa na Caixa Econômica. Se tiver outro decreto e fechar tudo como eu vou manter meu estabelecimento, como que vamos suprir nossas necessidades, apesar de estamos ainda pagando pelos impostos do mesmo jeito” concluiu.

PREFEITURA – A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista para saber se a administração municipal pretende adotar algum benefício para os empresários do setor de restaurantes. A equipe ainda aguarda retorno.

Com a colaboração da estagiária Cecília Veloso

Leia mais: 

Confira as regras em vigor em Boa Vista e Roraima – Folha de Boa Vista

Três estabelecimentos são autuados por descumprirem decreto em BV -…