Algumas empresas de transporte intermunicipal e interestadual já estão tomando medidas para evitar que o contágio da Covid-19 ocorra durante os trechos trabalhados por essas organizações, em especial o circuito Boa Vista (RR) – Manaus (AM).
Diretor presidente da Asatur Turismo, Renildo Lima e Silva afirmou que, além da limpeza tradicional já praticada, será implantada uma parada técnica de cerca de 30 minutos, onde será feita higienização, orientação essa feita pelas vigilâncias sanitárias estaduais e municipais.
“No embarque, faremos uma triagem dos passageiros. Forneceremos máscaras para aqueles passageiros que estiverem com sintomas gripais e todos os passageiros farão a lavagem das mãos e será aplicado álcool em gel para todos antes do embarque, tanto em Manaus, quanto em Boa Vista”, destacou Lima e Silva.
A Amatur Turismo também está tomando providências para a prevenção. De acordo com o diretor da Amatur, Remídio Monai, uma empresa especializada em higienização nos ônibus foi contratada para realizar os serviços.
“Adquirimos máscaras para os funcionários e providenciamos que seja feita lavagem a seco nos nossos veículos. Além disso, estamos fazendo parada técnica em Nova Colina, no município de Rorainópolis para a higienização do ônibus. Com isso, podemos garantir que o passageiro possa viajar protegido”, assegurou Monai.
TREINAMENTOS – Para garantir que a Covid-19 não se propague durante as viagens, as empresas de ônibus, junto com a vigilância sanitária do estado e do município, realizaram treinamento com funcionários dessas organizações sobre como proceder em relação à prevenção.
O Fiscal Sanitário da Vigilância Sanitária Estadual, Charles Gonçalves, ressaltou ser importante trabalhar essa qualificação juntos aos trabalhadores para o atendimento aos passageiros de todas as rotas do Estado.
“Como temos essa fronteira seca, fica difícil o monitoramento. Por isso, sugerimos que fosse feita a inclusão de paradas técnicas durante as viagens, para que todos os procedimentos fossem providenciados. Esse momento é multiplicador”, finalizou Gonçalves