Cotidiano

Empresas são multadas por preços abusivos na venda de álcool

As empresas foram autuadas com multa no valor de R$10.800, após os fiscais confirmarem que os preços praticados estavam acima do cobrado no mercado local

Três empresas foram multadas pelo Procon Estadual, após uma fiscalização em sete estabelecimentos que comercializam produtos essenciais para o controle e prevenção da Covid-19, como álcool em gel, álcool líquido, máscaras e luvas descartáveis.

As empresas que ficam localizadas nos bairros, São Francisco, Mecejana e outra na avenida Princesa Isabel, foram autuadas com multa no valor de R$10.800, após os fiscais confirmarem que os preços praticados estavam acima do cobrado no mercado local.

“Fiscalizamos sete empresas, da qual três foram autuadas por conta de preço abusivo. Verificamos no sistema desses estabelecimentos que o valor praticado estava superior ao repassado pelo fornecedor”, afirmou o coordenador do Procon Estadual, Lindomar Coutinho.

Segundo ele, o valor da multa foi calculado em cima do porte da empresa, a situação econômica atual, e em cima da gravidade dessa questão.

Os estabelecimentos autuados tem prazo de 10 dias para apresentar recurso administrativo junto ao Conselho Estadual de Defesa do Consumidor (Condecon).

Ainda de acordo com Coutinho, o Procon segue com fiscalizações em estabelecimentos comerciais nesse período de pandemia.

“Estamos verificando agora a situação dos supermercados que também têm sido alvo de muitas reclamações por parte da população, quanto a prática de preços abusivos em alguns produtos”, explicou.