As escolas da Rede Estadual de Ensino deverão encerrar o ano letivo de 2020, que ficou suspenso temporariamente por conta da pandemia do coronavírus, até 31 de março. Logo em seguida, ainda de forma remota, iniciará em abril as aulas de 2021. A decisão foi tomada pela a Secretaria de Educação e Desporto (Seed), em uma reunião virtual realizada na quarta-feira, 10.
Segundo a Seed, as escolas terão até o dia 19 de março para realizar processos avaliativos com os estudantes. O período que vai de 22 a 30 de março está reservado para recuperação, exames finais, entrega de notas e organização administrativa da instituição de ensino.
As unidades educacionais também vão trabalhar a ‘Busca Ativa Escolar’, estratégia que tem o objetivo de não permitir que nenhum aluno seja deixado de fora do processo educativo, permeando todos os processos, desde avaliação até a entrega das notas finais.
Avaliação na pandemia
Durante a reunião, a secretária de Educação e Desporto Leila Perussolo também explicou que a Resolução Nº 02/20 do CNE (Conselho Nacional de Educação), homologada em dezembro de 2020, autorizou a realização de atividades avaliativas não presenciais.
“Estamos cumprindo a legislação vigente. Inicialmente a preocupação era manter o vínculo do aluno com a escola. E todas as normativas eram neste sentido. Não se esperava que a pandemia fosse durar tanto tempo. Recentemente o CNE autorizou a realização de avaliações no ensino remoto para encerramento do ano letivo e nós vamos cumprir”, pontuou a secretária
Segundo o secretário adjunto da Educação Básica, Semaias Alexandre, o SEED está orientando as equipes pedagógicas das escolas para que os alunos da rede pública estadual de ensino possam passar por processos avaliativos para que tenham atribuição de nota, sejam promovidos e possam seguir com regularidade sua vida escolar.
As orientações serão seguidas por toda a rede, ou seja, pelas escolas da Capital, interior e de comunidades indígenas. Os gestores do interior também já participaram de reunião virtual de orientação. A Seed irá recepcionar os estudantes que estão migrando da rede municipal para a rede estadual.
Ano Letivo 2021 inicia em abril
No início do mês de abril serão realizadas as matrículas automáticas dos alunos que já estudam na rede e que vão avançar de um ano para outro.
Ainda em abril, deverá ser lançado o edital para novas matrículas e o início do novo ano letivo deverá ser no mesmo mês. O calendário oficial será divulgado posteriormente pela Seed.
Em 2021, a Seed continuará com a oferta do ensino remoto, com os professores atuando no formato home office e envio de atividades aos estudantes pela internet, por meio ferramentas digitais e material impresso.
Quanto às aulas presenciais nas escolas da rede estadual de ensino, estas seguem suspensas conforme Decreto do Governo do Estado N°29.241-E, de 27 de agosto de 2020, sem previsão de retorno.