Cotidiano

Encerra no sábado a segunda etapa de vacinação contra a Febre Aftosa

Com o término da ação, os criadores têm até 15 de novembro para atualizar o cadastro junto à Aderr

Termina no próximo sábado, 31 de outubro, a segunda etapa da vacinação contra a Febre Aftosa em Roraima. O último relatório emitido pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (Aderr) mostra que já foram comercializadas cerca de 520 mil doses da vacina.

Atualmente o rebanho roraimense contabiliza aproximadamente 820 mil bovinos. Na primeira etapa realizada em abril, 98% dos animais foram imunizados.

O objetivo agora, segundo o diretor de Defesa Animal da Aderr, Haroldo Trajano, é chegar aos 100%.

“As ações realizadas pela agência estão dentro do planejado. Quase 70% dos criadores já adquiriram as doses da vacina. Quem ainda não imunizou o rebanho tem até sábado, dia 31 de outubro, para fazê-lo. A nossa meta é chegar aos 100% em função da auditoria que vai possibilitar a mudança de status sanitário para livre de aftosa com vacinação”, disse.

A auditoria realizada por técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e que irá avaliar o trabalho realizado pela Aderr deve ocorrer na segunda quinzena de novembro.

ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO

Além de imunizar o rebanho é preciso que os criadores também façam a declaração e atualização dos cadastros junto à Aderr.

“Isso é fundamental. O produtor deve procurar o escritório da agência mais próximo de sua propriedade até 15 de novembro. Essas informações constam no relatório final que será submetido à auditoria do Ministério da Agricultura”, ressaltou Trajano.

A mudança do status de risco para Livre de Aftosa com Vacinação proporcionará aos produtores as condições necessárias para ampliar a comercialização da carne roraimense.

“Novos mercados se abrirão para a carne roraimense, como por exemplo, a Venezuela, que importa a maior parte da carne consumida pelos cidadãos do país. Por isso é tão importante que os criadores cumpram o cronograma estabelecido pela campanha contra a febre aftosa da Aderr”, finalizou.

Com informações da Secom