Cotidiano

Encerram-se hoje inscrições para o Concurso de Ideias

As inscrições para o Concurso de Ideias da campanha de combate à violência contra a mulher, destinado aos estudantes do ensino médio das escolas públicas e particulares da Capital, foram prorrogadas até esta sexta-feira, 07. O projeto está sendo promovido pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB/RR).

O objetivo do concurso é selecionar ideias para serem utilizadas na 6ª Edição da Campanha Justiça pela Paz em Casa, que ocorrerá em novembro de 2016. O Edital do Concurso está disponível no site do TJRR: www.tjrr.jus.br. O autor da melhor ideia, além de participar da campanha nacional, será premiado com um notebook.

A pedagoga do Juizado de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça, Aurilene Moura Mesquita, disse que a iniciativa pretende aumentar o nível de sensibilização e conhecimento dos cidadãos em relação às questões de violência doméstica e familiar contra a mulher.

“Além de proporcionar a reflexão sobre a problemática da violência nas relações domésticas, familiares e íntimas de afeto; incentivar a cidadania participativa por parte dos alunos e alunas, além de promover uma cultura escolar de não violência. Posteriormente haverá a divulgação das ideias em uma campanha nacional chamada ‘Justiça pela paz em casa’”, ressaltou Aurilene.

Segundo ela, a educação está ligada às questões de melhorias à sociedade. “A escola tem como missão educar valores como a igualdade, diretos humanos, relações afetivas e saudáveis. Então levamos o projeto à escola para que os alunos possam discutir e criar ideias sobre o combate à violência doméstica”.

Aurilene destacou que a informação e a sensibilização são estratégias fundamentais para a prevenção e a erradicação da violência doméstica. “O estado é um dos que mais sofre com o problema, por isso o projeto é mais uma estratégia de combate ao problema. O que queremos é construir uma cidadania para todos”, complementou. (B.B)