Cotidiano

Encontro discute controle da malária em Roraima

Serão avaliados dados de todos os municípios durante os primeiros oito meses de 2019

A abertura da 1ª Reunião de Controle da Malária em Roraima, que acompanha uma determinação do Ministério da Saúde, com tema BRASIL SEM MÁLARIA, aconteceu nesta terça-feira (20) e contou com a presença de secretários municipais, coordenadores e agentes de saúde. Esta é a primeira avaliação do semestre para mostrar os dados que foram consolidados de janeiro até agosto, além de apresentar ações que foram feitas para a elaboração do índice da doença no estado.

“Vamos mostrar quem conseguiu reduzir os seus índices, quais são as dificuldades que ainda existem na questão do diagnóstico, tratamento e a redução de casos, para assim consolidarmos junto aos municípios, um plano de ação, para reduzirmos ainda mais esses números” ressaltou a coordenadora em exercício da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), Valdirene Oliveira.

Conforme a CGVS, Roraima registrou um grande índice de malária no inicio deste ano. Diante disto, foi gerada a necessidade da realização desta reunião para que todos os municípios fossem avaliados e a localização do foco da doença pudesse ser debatido. Durante o evento, as próximas ações para o segundo semestre de 2019 serão programadas.

De acordo com o Ministério da Saúde, o país possui o objetivo de eliminar a doença até 2030. Dados da CGVS mostram que nos primeiros oito meses deste ano, houve uma redução de 33% em Roraima.

A primeira Reunião Controle de Malária é um evento promovido pelo Governo do Estado, Secretaria de Saúde do Estado, com a ação ativa da CGVS.