Cotidiano

Encontro discutirá impacto socioambiental de Hidrelétrica

Também em debate, o Projeto de Lei 654/2015, de autoria do senador Romero Jucá, que faz parte da Agenda Brasil e tem apoio de Dilma Rousseff

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Roraima (DCE-UFRR) realiza nesta quinta-feira, 10, uma Mesa Redonda para debater o tema ‘Os Impactos Socioambientais causados pelas Hidrelétricas na Amazônia’.

O Encontro é aberto ao público e inicia às 19h no auditório do prédio do DCE. O palestrante convidado é o ambientalista Ciro Campos, do Instituto Socioambiental Movimento Puraké.

O objetivo da Mesa Redonda será expor prós e contras sobre o projeto da Hidrelétrica do Bem Querer, sugerindo novas alternativas que possam garantir a segurança energética para o futuro de Roraima.

Segundo estudos oficiais, o Estado de Roraima possui grande potencial para geração de energia usando a força do sol e dos ventos.

Também estará em debate o Projeto de Lei 654/2015, de autoria do senador Romero Jucá, que faz parte da Agenda Brasil e tem o apoio da Presidenta Dilma Rousseff.

Este Projeto de Lei pretende agilizar o licenciamento ambiental de obras estratégicas, como as hidrelétricas.

Se for aprovado como está, o projeto acaba com necessidade de realizar Audiências Públicas, autoriza que o Estudo de Impacto Ambiental seja realizado em menos de 60 dias, e permite que a obra receba todas as licenças em menos de 6 meses, sem nenhuma consulta à sociedade.

O projeto está sendo analisado pelo Senado em caráter terminativo, o que significa que pode ser aprovado, já na próxima semana, sem a necessidade de votação no plenário.