Ao longo deste mês, diversas ações estão acontecendo voltadas à campanha Setembro Amarelo, alusiva ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). Os Centros de Referência e Assistência Social de Boa Vista também estão se mobilizando como forma de sensibilizar a população contra o suicídio. E nesta quarta e quinta-feira, 11 e 12, os 184 idosos do Cabelos de Prata do Cras União estão participando de palestras sobre o tema.
A ideia é abrir espaço para debates sobre o assunto e alertar os mais variados públicos sobre a importância de sua discussão como forma de prevenção. Para a psicóloga Graziela Martino, falar sobre o tema com os idosos é importante, porque a maioria deles tem uma vida solitária e com pouca assistência familiar.
“Geralmente as estatísticas mostram que a maior incidência de suicídios está entre 15 e 29 anos. Porém, é importante tratar com os idosos porque a maioria deles vivem só, já perderam o marido, ou os filhos não dão a assistência devida e acabam adquirindo uma depressão e pensando em pôr fim, na vida. É importante tratar com eles justamente por causa dessa solidão que a grande maioria vivencia”, disse.
A idosa Maria do Socorro Carneiro, 62 anos, já passou por uma fase muito difícil em sua vida com a morte de um filho. Segundo ela, ficou em tristeza profunda. Participando do Cabelos de Prata há cerca de dois anos ela conseguiu superar o trauma.
“O Cabelos de Prata para mim é um lugar especial, me traz felicidade, muita alegria de estar junto com meus amigos. Há um ano perdi meu filho, fiquei depressiva. No Cabelos de Prata comecei a me alegrar, foi uma coisa bem-feita que a prefeita fez pela gente e pedimos que continue sempre”, disse.
Outras ações
Este mês as ações também ocorrerão em outros Cras. No São Francisco, será nesta sexta-feira, 13, às 8h, com o grupo de idosos e no dia 26 será com todos os usuários.
No Cras Centenário, a partir de segunda-feira, 16, será feira uma semana de sensibilização junto aos usuários e integrantes dos projetos sociais. Com o tema “Semana de Amor à Vida”, a mobilização será feita através de vídeos, da Caixinha do desabafo, escuta qualificada.
Nos dias 18 e 19 será com as crianças e adolescentes do Conviver e os idosos do Cabelos de Prata com apresentação de vídeos, Painel de Motivos pra Viver e entrega de material alusivo.
A Campanha nacional
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).
A história por trás da campanha
Em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo. Por isso, a cor representa a campanha. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que enfrentavam o mesmo desespero de Mike, e a mensagem se espalhou mundialmente.