Cotidiano

Encontro reúne Papa Francisco e professora da UFRR

Professora irá participar da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos em outubro

O Papa Francisco nomeou a Professora Doutora Márcia Maria de Oliveira, do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Roraima, para participar da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica, na condição de Perita. O encontro ocorreu na última sexta-feira, 26.

A edição será realizada em Roma, de 6 a 27 de outubro, traz o tema “Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para uma Ecologia integral”.

Em comunicado oficial ao reitor da UFRR, professor Jefferson Fernandes, o Papa explicou que “a nomeação se deve à trajetória de acompanhamento da Doutora Márcia a todo o Processo Sinodal e à sua expertise nos estudos em Sociedade e Cultura na Amazônia, área da ciência de grande relevância para o Processo Sinodal”.

Histórico – Convocado em 15 de outubro de 2017, Sínodo dos Bispos – Assembleia Especial para a Região Pan-Amazônica foi uma resposta do Papa Francisco ao Pedido das Conferências Episcopais da Pan-Amazônia preocupadas com a questão da devastação a Floresta Amazônica e seus povos ameaçados, especialmente os Povos Indígenas.

O Sínodo está voltado para toda região Amazônica dos nove países que a compõem: Brasil, Peru, Colômbia, Equador, Suriname, Guiana Inglesa, Venezuela, Guiana Francesa e Bolívia.  

Com os povos indígenas em sua visita a Porto Maldonado, Peru, em 19 de janeiro de 2018, o Papa Francisco nos convocou a ouvir os Povos da Amazônia, de maneira especial os Povos Indígenas.

Metodologia – O estudo é pautado na colegialidade, um conceito que caracteriza cada fase do processo sinodal, desde a preparação do Documento Base até as conclusões das Assembleias Sinodais, elaboração do Instrumentum Laboris, passando pelas duas Assembleias Pré-Sinodais, pela devolutiva às bases na caminhada rumo à Assembleia Sinodal. 

A professora Márcia Maria participou da elaboração dos dois documentos sinodais e, nesta última etapa da Assembleia Sinodal, contribuirá com a elaboração do documento final, a Exortação Apostólica, que será assinada pelo Papa Francisco e conterá orientações sobre a caminhada da Igreja na Pan-Amazônia

No total quase 100 mil pessoas foram ouvidas simultaneamente nos nove países que forma a Pan-Amazônia. Todo o material coletado foi recolhido, sistematizado e transcrito de forma sintética e pedagógica no Instrumentum Laboris.

O documento possui pouco mais de 50 páginas textuais, didaticamente subdividido em 147 tópicos ou parágrafos temáticos. Na primeira parte ouviu-se a voz da Amazônia contextualizando seus maiores problemas e desafios relacionados à questão da Ecologia Integral, na segunda parte se apresentam os esforços para responder aos desafios dos povos e dos territórios amazônicos no itinerário de uma ecologia integral (julgar) e na terceira parte são apresentados os desafios no horizonte dos novos caminhos para uma Igreja comprometida com os valores da Ecologia Integral na Amazônia (agir).

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.