O Ministério da Educação informou nesta sexta-feira, 10, que a edição 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já contabilizou mais de três milhões de inscrições desde a segunda-feira, 6. O prazo para que os dados sejam preenchidos na Página do Participante termina no dia 17.
Segundo o MEC, 63% dos inscritos estão isentos do pagamento da taxa de inscrição. A taxa para o Enem é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 23 de maio.
O candidato que precisar de atendimento especializado e específico deve fazer a solicitação durante a inscrição. O prazo para pedidos de atendimento por nome social vai de 20 e 24 de maio.
Para aqueles que concluíram o ensino médio ou estão em processo no chamado terceirão, a nota do exame pode usada para inserção em programas de acesso à educação superior como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni) ou de financiamento estudantil.
A prova também pode ser feita pelos chamados treineiros – estudantes que vão concluir o ensino médio depois de 2019. Neste caso, os resultados servem somente para autoavaliação, sem possibilidade de o estudante concorrer efetivamente às vagas na educação superior ou para bolsas de estudo. Esses participantes devem declarar ter ciência disso já no ato da inscrição.
As provas do Enem serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro.
*INFORMAÇÕES: Agência Brasil.