Em 2021, uma nova forma de ingressar no ensino superior deve ser colocada em prática no país: o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) seriado, onde os estudantes poderão fazer uma prova em cada um dos três anos do ensino médio. O modelo é semelhante aos vestibulares seriados que existem no país, como o Programa de Avaliação Seriada (PAS), da Universidade de Brasília (UnB).
Ao final do ensino médio, o aluno terá uma pontuação que poderá ser utilizada em diferentes processos seletivos, incluindo o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). O Enem seriado não deve substituir o modelo regular da prova, que continuará acontecendo normalmente.
Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo exame, essas provas serão 100% digitais e todos os alunos de escolas públicas e privadas poderão participar.
A aplicação do Enem seriado será possível com a reformulação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Isso porque as provas do chamado Enem seriado serão, na verdade, as provas do novo Saeb.
Na prática, os alunos devem realizar uma prova ao final de cada ano do ensino médio: um aluno do 1º ano, por exemplo, fará o exame com questões correspondentes apenas ao conteúdo do 1º ano. O formato é diferente do vestibular tradicional, que avalia todos os conteúdos dos três anos do ensino médio em apenas uma prova.
Em 2021, apenas alunos do 1º ano poderão optar por fazer a prova. Em 2022, estudantes do 1º e do 2º ano do ensino médio poderão fazer o exame. De 2023 em diante, estudantes do 1º, do 2º e do 3º ano do ensino médio poderão realizar o Enem seriado.
DATAS – Ainda não há uma data confirmada para a realização do Enem seriado em 2021, mas já se sabe que essas provas não serão aplicadas nas mesmas datas que o Enem tradicional, a fim de que o aluno possa concorrer a uma vaga por meio dos dois processos seletivos.
Com informações do portal UOL.